Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA DO CONSERVADOR-RESTAURADOR 1. Relação com os bens culturais 2. Pesquisa e documentação 3. Relação com proprietário ou responsável legal 4. Relação com o público 5. Relação com colegas e com a profissão
INTRODUÇÃO Conservar e restaurar obras do patrimônio histórico, artístico e cultural é uma profissão que requer de quem a ela se dedica extensa cultura, treinamento eaptidões especiais.
Aos cuidados destes profissionais são entregues bens culturais que constituem herança material e cultural da sociedade. Por bens culturais entendemos aqueles objetos a que a sociedade atribui particular valor artístico, histórico, documental, estético, científico, espiritual ou religioso. A sociedade atribui ao conservadorrestaurador o cuidado destes bens, o que exige grandesenso de responsabilidade moral, além da responsabilidade em relação ao proprietário ou responsável legal, a seus colegas e a seus supervisores, à sua profissão, ao público e à posteridade.
Entendemos preservação de modo abrangente, compreendendo todas as ações que visam retardar a deterioração e possibilitar o pleno uso dos bens culturais. Conservação-restauração seria o conjunto de práticasespecíficas, destinadas a estabilizar o bem cultural sob a forma física em que se encontra, ou, no máximo, recuperando os elementos que o tornem compreensível e utilizável, caso tenha deixado de sê-lo. Por conservação preventiva designamos o conjunto de ações não-interventivas que visam prevenir e/ou retardar os danos sofridos, minimizando o processo de degradação dos bens culturais.
O papelfundamental do conservador-restaurador é a preservação dos bens culturais para benefício da atual geração e das gerações futuras. Para tal, este profissional realiza diagnóstico, tratamentos de conservação e restauração dos bens culturais, a respectiva documentação de todos os procedimentos, além do estabelecimento de atividades referentes à conservação preventiva.
É ainda da competência doconservador-restaurador:
Desenvolver programas de inspeção e ações de conservação e restauro. Emitir pareceres técnicos e dar assistência técnica para a conservação e restauro dos bens culturais. Realizar pesquisas sobre a conservação e restauro. (materiais e métodos).
Desenvolver programas educacionais, de treinamento, e lecionar conservação e restauro. Disseminar informação obtida através dodiagnóstico, tratamento ou pesquisa. Promover conhecimento e maior entendimento sobre conservação e restauro.
O conservador-restaurador não é artista, nem artesão. É um profissional de nível superior, que pode ser oriundo das áreas de ciências humanas, exatas ou biológicas. O artista e o artesão criam, dominam as técnicas e podem conhecer bem os materiais, mas não possuem a formação, nem dispõem deconceitos fundamentais para a intervenção em bens culturais.
O presente código visa estabelecer normas e princípios que orientem o conservador-restaurador na boa prática de sua profissão.
1. Relação com os bens culturais
1. Toda a atuação do conservador-restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturaisque lhe estejam afetos.
2. O conservador-restaurador deve contratar e empreender apenas os trabalhos que possa realizar com segurança, dentro dos limites de seus conhecimentos e dos equipamentos de que dispõe, a fim de não causar danos aos bens culturais, ao meio ambiente ou aos seres humanos.
3. Sempre que for necessário ou adequado, o conservador-restaurador deve consultar especialistas dequalquer uma das atividades que lhe complementem a atuação, envolvendo-os em ampla troca de informações.
4. Em qualquer situação de emergência onde um bem cultural esteja em perigo iminente, o conservador-restaurador deve dar toda a assistência possível, independentemente de sua área de especialização.
5. O conservador-restaurador deve levar em consideração todos os aspectos relativos à...
tracking img