Entnam 1993

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 . Referência
ENTMAN, Robert M. Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43(4), 1993, p. 51-58.
2. Objetivos do artigo:
- Oferecer uma reflexão acerca do enquadramento (Framing), já que este seria tema capaz de fornecer grandes contribuições aos estudos sobre comunicação, uma vez que constitui uma teoria a partir de usos distintos de um conceito-chave.- O objetivo específico é identificar e explicitar as tendências comuns entre os distintos usos aplicáveis ao conceito de framing, e propor uma compreensão mais precisa e universal sobre ele.
3. Hipóteses:
- A revisão da literatura aponta que o enquadramento é frequentemente definido de forma vaga, que se deixa livre para entendimento do leitor e do pesquisador. Assim, se faz misterelaborar definições a aplicações mais claras ao conceito.
- As molduras definem problemas, diagnosticam causas; fazem julgamento morais e sugerem soluções: diante da significação base da ideia de enquadramento, que seria a de fornecer seleção e destaque, o autor define que a moldura desempenha essas quatro funções no texto comunicativo, que por sua vez pode mostrar todas ou nenhuma delas - e aindaassim demonstrar um quadro.
- O enquadramento se manifesta a partir de quatro lugares na comunicação - o comunicador, o texto, o receptor e a cultura: estes quatro elementos se articulam em parâmetros específicos do enquadramento. O comunicador faz julgamento consciente ou não, a partir das decisões tomadas, baseadas em sistemas de crenças; o texto opera a partir de frases, palavras-chaves, imagensou fontes de informação, que vão reforçar o posicionamento temático do julgamento; o receptor interagem com esses aspectos anteriores, podendo refletir ou não as molduras e julgamentos impostos pelo enquadramento; a cultura é a reserva de quadros e perspectivas invocada de forma comum, por um grupo social empiricamente demonstrável. É revelada pelos discursos e pensamentos do grupo em questão.
-Para entender como os quadros operam, o autor oferece uma definição da própria palavra “destaque”: tornar um pedaço de informação mais noticiável, significativo ou memorável para as audiências (pag). Se o destaque cresce, aumenta a perspectiva de que os receptores fechem a sua atenção naquele quadro, compreendam o seu significado e o guardem na memória. Há duas maneiras básicas de efetuar essedestaque: pela repetição ou pela associação a símbolos culturalmente familiares. Dessa forma que o enquadramento se caracteriza por uma interação entre texto e receptor, o que significa então que não necessariamente a moldura pode influenciar o pensamento da audiência.
- “As respostas dos receptores são claramente afetados se percebem e processam informações sobre uma interpretação e possuempoucos ou incomensuráveis dados sobre as alternativas​​” (p. 54): Se os enquadramentos excluem ou incluem certas informações, terão nível equivalente de importância porque podem ativar, da mesma forma, as reações da audiência.
- Para os enquadramentos que envolvem questões vistas pelo senso comum como politicamente corretas tendem a afastar um “contraenquadramento”, mas depende de especificidades daaudiência. “(...)um membro da audiência com uma filosofia arraigada de liberdades civis pode rejeitar testes obrigatórios, mesmo que a pesquisa enquadre a AIDS estritamente em termos de saúde pública”. (p. 55)
- O enquadramento tem uma função especialmente importante na comunicação política, já que os candidatos disputam pelo apoio da audiência, e assim, dependem do enquadramento que suasfiguras terão nos noticiários. Imprime a marca do poder, registra a identidade dos que competiram pelo poder do texto (p. 55).
4. Argumentação central:
- A pesquisa empírica realizada por Kahneman & Tversky (1984) ilustra, para o autor, de forma mais clara, o poder do enquadramento e a forma como os quadros operam. Tal pesquisa solicitou que participantes respondessem a uma enquete hipotética,...
tracking img