Entnam 1993

1698 palavras 7 páginas
1 . Referência
ENTMAN, Robert M. Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43(4), 1993, p. 51-58.
2. Objetivos do artigo:
- Oferecer uma reflexão acerca do enquadramento (Framing), já que este seria tema capaz de fornecer grandes contribuições aos estudos sobre comunicação, uma vez que constitui uma teoria a partir de usos distintos de um conceito-chave.
- O objetivo específico é identificar e explicitar as tendências comuns entre os distintos usos aplicáveis ao conceito de framing, e propor uma compreensão mais precisa e universal sobre ele.
3. Hipóteses:
- A revisão da literatura aponta que o enquadramento é frequentemente definido de forma vaga, que se deixa livre para entendimento do leitor e do pesquisador. Assim, se faz mister elaborar definições a aplicações mais claras ao conceito.
- As molduras definem problemas, diagnosticam causas; fazem julgamento morais e sugerem soluções: diante da significação base da ideia de enquadramento, que seria a de fornecer seleção e destaque, o autor define que a moldura desempenha essas quatro funções no texto comunicativo, que por sua vez pode mostrar todas ou nenhuma delas - e ainda assim demonstrar um quadro.
- O enquadramento se manifesta a partir de quatro lugares na comunicação - o comunicador, o texto, o receptor e a cultura: estes quatro elementos se articulam em parâmetros específicos do enquadramento. O comunicador faz julgamento consciente ou não, a partir das decisões tomadas, baseadas em sistemas de crenças; o texto opera a partir de frases, palavras-chaves, imagens ou fontes de informação, que vão reforçar o posicionamento temático do julgamento; o receptor interagem com esses aspectos anteriores, podendo refletir ou não as molduras e julgamentos impostos pelo enquadramento; a cultura é a reserva de quadros e perspectivas invocada de forma comum, por um grupo social empiricamente demonstrável. É revelada pelos discursos e pensamentos do grupo em questão.
-

Relacionados