Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é conhecer a ciência?
Conceito de ciência, e conhecimento. Os quatro tipos de conhecimento: popular, científico, religioso e filosófico.

• O que é metodologia cientifica?
É o conjunto de processos ou operações mentais que devem ser empregados na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.
O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjuntode regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir. Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulaçãode uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão.

• Qual a importância da metodologia cientifica?

A importância da Metodologia Científica como disciplina consiste
em que ela desenvolve a capacidade do aluno de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos

A Metodologia da Pesquisa Científica pode ajudar os alunos a superar as suasdificuldades na hora de elaborar uma produção científica.
A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas deredação e apresentação do texto final.
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.

• Qual o objetivo da metodologia cientifica?

Metodologia Científica tem comoobjetivo a formação do espírito
científico. Isto quer dizer, a leitura crítica do cotidiano, o uso sistemático de técnicas de pesquisa, a documentação e, fundamentalmente, a tentativa constante de relação entre a teoria metodológica e a prática da pesquisa.
A disciplina orienta o aluno no processo de investigação para que ele
possa tomar decisões, ser agente de seu aprendizado no processo deinvestigação científica. Isso porque ela tem como pressuposto que no aprendizado pela pesquisa o aluno aprende a aprender, sendo essa a habilidade essencial para fazer da atitude investigativa uma prática não só acadêmica como também cotidiana.

A universidade e a historia.

A universidade surge em uma época de transição em que a Europa dos dogmas e do feudalismo caminha para o Renascimento doconhecimento e a racionalidade científica.
Durante todo esse período, eram grandes os debates concentrados nos choques entre dogmas e heresias da Igreja, a preocupação maior estava em interpretar e esclarecer por luminares e pela revelação divina em vez de avançar no conhecimento científico.

A expressão universitas era, então, usada para qualquer associação legal. Contudo, em pouco tempo,passou a ter o significado que até hoje é usado. Chamamos universidade uma associação de alunos e docentes que busca o avanço do conhecimento através de estudo livre e da associação dos estudiosos em grupo.
Na origem da universidade está à marca da transição de uma etapa da humanidade para outra, bem tomo o sentido de se buscar a liberdade do pensar e do agir, criando-se a partir daí um novoparadigma com base nos grandes avanços do conhecimento. Estes foram consequências das mudanças do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, em que a burguesia passa a usufruir, como patrão, da força de trabalho de camponeses e artesãos.
Nesse sentido, alteram-se as solicitações da instituição universitária, agora inserida em um conceito moderno de nação associado ao poder e riqueza....
tracking img