Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 4: DESARTICULAÇÃO DO SISTEMA
A partir da absorção de Portugal na Espanha, o quadro político-econômico em que se assentou a colonização do Brasil, foi profundamente modificado.
A guerra promovida pela Holanda contra a Espanha repercutiu na colônia portuguesa da América. No início do século XVII quem controlava o comércio europeu pelo mar eram os holandeses. Era praticamente impossíveldistribuir o açúcar pela Europa sem a contribuição dos comerciantes holandeses.
O motivo da guerra promovida pelos holandeses contra a Espanha é a luta pelo controle do açúcar. E um dos episódios dessa guerra foi a ocupação de grande parte da região produtora de açúcar no Brasil pelos batavos.
Os holandeses, ao permanecerem no Brasil, aprenderam e adquiriram técnicas e organizações operacionaisda indústria açucareira. Tais conhecimentos que contribuíram a base para a implementação e desenvolvimento de uma indústria concorrente, de grande escala, na região do Caribe.
Devido o preço do açúcar estar reduzido à metade e persistir nesse nível baixo durante o século seguinte, a etapa de rentabilidade da empresa agrícola-colonial portuguesa foi ultrapassada. E com reduzidas exportações, ospreços já não superavam nem a metade daqueles que haviam prevalecido anteriormente. Indicando, assim, que a renda real gerada pela produção açucareira estava reduzida a um quarto do que havia sido em sua melhor época.
O principal abastecedor da colônia foi Portugal, sendo que essa desvalorização significou uma importante transferência de renda real em beneficio do núcleo colonial. Mas já se sabiaque o Brasil, nessa época, se abastecia de manufaturas que os portugueses recebiam de outros países europeus. E como os artigos que Portugal exportava para o Brasil eram os mesmo que exportavam para outras partes, seria mais provável que seus preços estivessem fixados em ouro. Sendo assim, as transferências de renda provocadas pela desvalorização revertiam em benefícios dos exportadoresmetropolitanos portugueses.

CAPÍTULO 5: AS COLÔNIAS DE POVOAMENTO DO HEMISFÉRIO NORTE
O surgimento de uma poderosa economia concorrente no mercado dos produtos tropicais foi o principal acontecimento da história americana do século XVII para o Brasil. O início dessa economia ocorreu após o enfraquecimento da potência militar espanhola na primeira metade deste século, enfraquecimento esse observado pelastrês potências cujo poder crescia na mesma época: Holanda, França e Inglaterra. A Inglaterra e a França apoderaram-se das ilhas do Caribe, por serem estratégicas, para instalar colônias de povoamento com objetivos militares.
No começo do século XVII, franceses e ingleses se empenharam em concentrar nas Antilhas núcleos de população europeia. As Antilhas inglesas se povoaram com maior rapidez emrelação às francesas e com menos assistência financeira do governo, devido à maior facilidade de recrutamento de colonos que apresentavam as Ilhas Britânicas. Este século foi marcado por grandes transformações políticas e religiosas. A intolerância politica e religiosa deu origem a importantes deslocamentos de população dentro das ilhas e para o exterior. Esses movimentos estão ligados ao inicio daexpansão colonizadora inglesa da primeira metade do século XVII.
A colonização de povoamento iniciada na América constitui uma operação com objetivos políticos e exploração de mão-de-obra europeia, a qual um conjunto de circunstâncias tornou relativamente baratas nas Ilhas Britânicas. A Inglaterra, ao contrário da Espanha e Portugal que passaram por uma escassez de mão-de-obra quando iniciaram aocupação da América, graças às profundas modificações de sua agricultura iniciadas no século anterior, apresentava um considerável excedente de população.
O inicio dessa colonização de povoamento, abre uma etapa nova na história da América. No começo, essas colônias acarretaram muitos prejuízos para as companhias que as organizam. Daí, grandes são os prejuízos dados pelas colônias que se...
tracking img