Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
esab - Escola Superior Aberta do Brasil

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

A metodologia cientifica é o conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática, mas quando falamos em pesquisa científica,imaginamos pessoas nos laboratórios bem equipados, nos experimentos com ratos, na manipulação de plantas, nos microscópios, nos engenheiros criando tecnologias. Esse termo pesquisa científica traduz, pra nós está estudar os fenômenos sociais e as aplicações das novas tecnologias, tarefas que ficam a cargo das Ciências Humanas, da Educação, e das Ciências da Informática, quando tem no homem seu objeto deestudo.

Assim, a pesquisa científica abarca as ciências naturais, exatas e sociais. E como em todas essas áreas, homens e mulheres estigados por enigmas que precisam ser decifrar e embrenha-se na busca de respostas.

Essa busca acontece desde que o mundo é mundo, pois o ser humano traz consigo a curiosidade e a necessidade de transformar o ambiente em que vive. Por isso mesmo, se olharmospar a trás, veremos que nossos antepassados sempre estiveram em busca de respostas para seus problemas, tentando entender como os fenômenos aconteciam, movimentando o fazer científico.

A ciência, por tanto, busca respostas, as respostas, por sua vez resultam em novos conhecimentos, pois respondem a muitas de nossas muitas indagações. Para chegar a essa etapa, no entanto, o cientista precisapassar por outras duas: refletir sobre o fenômeno estudado e saber como ele acontece, para, finalmente, explicar como ele acontece.

DESENVOLVIMENTO

Ciência não é algo que se faça assim, de qualquer maneira. Quando um cientista realiza uma pesquisa, deve seguir métodos. Método é a junção dos termos gregos meta (além de, apósde) e ódos (caminho), sendo definido como “o caminho oumaneira para chegar a determinado fim ou objetivo.
Na Grécia antiga, pensadores como Platão e Aristóteles já tentavam organizar um método para a produção do conhecimento. No século XVI, Galileu defendia a elaboração e a testagem de hipóteses, etapas que fazem parte do método usado pela ciência moderna, que se consolidou com Francis Bacon e René Descartes. ParaDescartes, o conhecimento verdadeiro deveria ser produzido com rigores, por meio de demonstração, seguindo os princípios da Matemática.
O método científico clássico, segundo Richardson (1999), sempre é caracterizado pela observação da realidade que leva à:
- Formulação do problema;
- Buscar informações sobre esse problema;
-Levantar hipóteses;
- Predizer o resultado do teste das hipóteses;
- Proceder à experimentação;
- Aceitar as hipóteses;
- Ou rejeitar as hipóteses.
Em resumo, podemos pensar no método científico como uma síntese tríplice. Essa síntese envolve a integração da experiência por meio de um processo simbólico de ideias, conceitos eteorias. A síntese integra novos conceitos e ideias com outros conceitos e idéias, de idéias com experiência, e de experiência com experiência.
Há vários métodos científicos: indutivo, dedutivo, experimental, fenomenológico, entre outros.
De acordo com Gil (1999), os métodos proporcionam as bases lógicas da investigação científica. Os diversos métodos são vinculados àscorrentes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade.
Métodos, técnicas e metodologia, cada um desses termos tem procedimentos metodológicos próprios. Método é o mesmo que metodologia? Não! Enquanto, método é o caminho percorrido pelo pesquisador, com o intuito de alcançar os objetivos do estudo, metodologia é o conjunto dos procedimentos e...
tracking img