Estudo de caso de mkt politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
  Universidade Federal da Bahia Faculdade de Comunicação Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Especialização em Comunicação e Política

COMUNICAÇÃO POLITICA NA INTERNET – CASO CAMPANHAS PROPORCIONAIS PARA DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL/ 2010
Por Juliana Costa

RESUMO: Este artigo apresenta a internet como um instrumento de comunicação e educação bastante importantenas eleições atuais. Com base nos conceitos do Marketing Político e Eleitoral pretende-se discutir a aplicação de ações nas campanhas proporcionais de 2010, mais especificamente na campanha dos candidatos a deputado estadual e federal, Marcelino Galo (PT) e Valmir Assunção (PT), respectivamente. O estudo será feito a partir do discurso apresentado nos sites e redes sociais dos candidatos.Palavras-chave: Comunicação Política; Comunicação na Internet; Marketing Político. ABSTRACT: This article presents the Internet as a tool for communication and education very important in the current elections. Based on the concepts of the Electoral and Political Marketing intends to discuss the application of proportionate action in the campaigns of 2010, specifically in the campaign of candidates forstate and federal deputies, Marcelino Galo (PT) and Valmir Assunção (PT), respectively. The study will be presented from the discourse on social networking sites and candidates. Keywords: Political Communication, Internet Communication, Political Marketing.

Internet – A nova mídia
Está cada vez mais claro que o avanço da tecnologia traz muitos benefícios. A internet é talvez a maior revoluçãotecnológica do século passado. Por meio dela é possível acessar informações de diversos segmentos e fazer transferência de dados de qualquer parte do mundo.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade dapopulação. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros. (Wikipedia, 2011)

A internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research andProjects Agency (ARPA) com o objetivo de conectar os computadores internos dos seus departamentos de pesquisa, interligando quatro instituições, em 1969. Desde a década de 70 iniciou-se um estudo de dados até chegarem ao que conhecemos hoje. A difusão do computador se deu de forma acelerada, como aconteceu com a TV, fazendo com que os meios de comunicação se remodelassem.
Os computadores estãoentrando em nosso cotidiano, nos inserindo num mundo virtual, no qual pessoas são representadas por dados, mensagens são enviadas por e-mail, conversas e novas formas de sociabilidade ocorrem nos chats e pesquisas acontecem numa escala global; além do fato de que as barreiras como distância, fronteiras e fuso horário foram praticamente eliminadas. O atual desenvolvimento tecnológico com a integraçãopotencial de textos, imagens e sons num mesmo sistema, e em condições de acesso aberto, muda o caráter da comunicação. E a comunicação modela a cultura. (De Paula e Guedes, 1999)

As novas tecnologias ocupam um papel fundamental na comunicação reconfigurando as relações interpessoais e sociais contemporâneas. A internet influencia, cada vez mais, nos processos econômicos, culturais e políticos.No aspecto político, aumenta o interesse de governos, empresas e organizações da sociedade civil, além da própria

população. A internet passou a ser encarada definitivamente como um meio de comunicação de massa de alto potencial. A tendência é que o número de usuários da internet venha crescendo cada vez mais, com amplas oportunidades de negócios. Ter acesso à internet, nos dias de hoje,...
tracking img