Batismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Batismo:

O batismo cristão acha-se de um modo especial em conexão com o dom do Espírito Santo: “- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19), e com o perdão dos pecados: “- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16.16).
Vemos aqui que Jesus está dizendo que serásalvo aquele que crer e for batizado, mas quem crer, somente, e não for batizado não será condenado, terá salvação. Desde que o seu “não batismo” não seja por rebeldia, tendo condições de se batizar e não fazer é pecado.

As pessoas próprias para serem batizadas estão indicadas: “- De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” (Atos2:41).
“- Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.” (Atos 8:16). “- Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.” (Atos 22:16). Aqui se mostra em nome de quem se devia efetuar o ato batismal e quem lava os nossos pecados.

“- ... porventura, ignorais que todos quantos fomosbatizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:3-4). os crentes em Cristo são "sepultados com Ele na morte pelo batismo." Não se pode impedir um crente em Jesus Cristo de ser batizado quando o próprioJesus o chamou.

O Batismo no antigo testamento era um ato cerimonial de limpeza:
“- Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal.” (Isaías 1:16). Ainda hoje esse ato continua sendo de limpeza. Deus quer o nosso coração puro, livre de maldade e da falta de compaixão.

- O BATISMO DE JESUS

“Então veio Jesus da Galiléia ter com João,junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eisque uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:13-17).
O Batismo é um ato muito importante e significativo para os filhos de Deus pois é um ato de Justiça como Jesus falou que deve ser cumprido.

Os discípulos de João Batista quando aceitavam seguir o Cristianismo eram outra vez batizados.

“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendoatravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cressenaquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:1-5).

É bom que nos comportemos como o apóstolo Paulo, fazendo somente a vontade de Jesus. Algumas vezes temos comportamentos como o do apóstolo Pedro lá no livro de Atos, que vivia julgando e escolhendo quem era digno ou não de receber a Palavra de Deus e de ser batizado.“... E via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra, no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu...
tracking img