Metodo de ensino - expositivo / caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


FACULDADE ESTÁCIO DO CEARÁ
BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO




PAULA EMILIA PEREIRA DANTAS








A IMPORTÂNCIA DO USO DOS MÉTODOS NO SISTEMA DE ENSINO
















FORTALEZA
2012

PAULA EMILIA PEREIA DANTAS













ARTIGO CIÊNTIFICO APRESENTADO AO CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMOProf (o) Batista




FORTALEZA
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVO 05
3. ROTEIRO TEÓRICO 06
4. METODOLOGIA 07
5. CRONOGRAMA 08
6 REFERÊNCIAS 09












1 INTRODUÇÃO


O texto fala sobre um jovem que é classificado para estudar na faculdade de Harvard, e é surpreendido no primeiro dia de aula, tendo que resolver três estudos de caso deoitenta páginas. Mas isso não foi o motivo de sua surpresa, e sim quando no término do primeiro caso que era de marketing, percebeu que não havia nenhuma pergunta do professor a responder.
“Harvard queria justamente o contrário. Queria que nós descobríssemos as perguntas que precisam ser respondidas ao longo da vida”.
Ele acha o método interessante e resolve usar quando passa a dar aulas naUniversidade de São Paulo. Este, por sua vez não foi bem aceito.
Porém não deixa de acreditar no método, o enfatiza em detrimento ao método expositivo utilizado no Brasil.





















02 OBJETIVO


Este artigo tem como objetivo um análise crítica sobre o texto de Stephen Kanitz. – Qual é o problema?
Mostrando que os usos dos dois métodos se completam. Queeles não devem ser aplicados em conjunto, assim o aluno terá um melhor rendimento, e o professor poderá analisa-los melhor.
Pretendo identificar falhas, e procurar melhorias nos questionamentos de Kanitz.



























3 ROTEIRO TEÓRICO


Stephen Kanitz defende o método do caso, tanto que utilizou em suas aulas, infelizmente não teveresultado.
Este método é um dos mais utilizados em pesquisas, apesar de existirem quanto a ele algumas críticas, essencialmente referentes à impossibilidade de lhe conferir um rigor científico diante da possibilidade de distorção dos resultados por parte do aluno.
Um dos principais problemas em relação a esse método é a falta de rigor científico, a confusão conceitual entre o ensino do estudo decasos com a pesquisa do estudo de casos, a ausência de possibilidade de realizar generalização científica pela insuficiência de base, além de ser considerado um procedimento demorado. O método dos casos nasceu nos EUA por volta de 1920, no Business School de Harvard. É um método pedagógico activo que foi criado para dar aos estudantes um conhecimento mais concreto das realidades da vidaeconómica, procurando compensar desta forma um ensino demasiado livresco e desligado do real.
Desde então, e aproveitando as suas grandes potencialidades, tem vindo a ser utilizado em muitos outros domínios e níveis de ensino. Consiste em apresentar de forma sucinta uma situação real ou fictícia para ser discutida em grupo.
O objetivo do método do caso é motivar, desenvolver a capacidadeanalítica; o espírito científico; a interiorização de novos conceitos; aumentar o seu vocabulário; a participação em grupo; e a tomada de decisões.
Já o método expositivo, não significa necessariamente aprendizagem passiva, pois, durante uma aula tipicamente expositiva, a mente do aprendente pode estar bastante ativa a interpretar as mensagens ouvidas.
Na fase expositiva, os alunos, àmedida que ouvem, vão criando significados relacionando o que ouvem e vêm com as suas estruturas cognitivas, tentando sempre organizar a informação recebida em algo com significado.
A estrutura da apresentação da informação pelo professor é muito importante para o sucesso deste tipo de ensino, pois numa aula bem estruturada pode dar-se informação de modo a que os alunos possam ver o...
tracking img