Mesa brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS AMBIENTAIS

LUIS FELIPE ONISANTI KNAPIK
REGIANE REQUE

PROGRAMA MESA BRASIL SESC

TRABALHO ACADÊMICO

CURITIBA
2012
LUIS FELIPE ONISANTI KNAPIK
REGIANE REQUE

PROGRAMA MESA BRASIL SESC

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão da Saúde eSegurança do Trabalho e Responsabilidade Social, Curso de Tecnologia em Processos Ambientais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professor: João Góis.

CURITIBA
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 PROGRAMA MESA BRASIL SESC 5
2.1 HISTÓRICO 5
2.2 DOAÇÕES 6
2.2.1 O que pode ser doado 6
2.2.2 O que não pode ser doado 7
2.2.3 Vantagens aos Doadores 7
2.2.4Responsabilidades dos doadores 8
2.2.5 Responsabilidades do SESC 8
2.2.6 Como Receber 8
2.3 ESTRUTURA 9
2.4 AÇÕES EDUCATIVAS 9
2.5 VOLUNTARIADO 10
3 CONCLUSÃO 11
REFRÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

O MESA BRASIL é um programa coordenado pelo Departamento Nacional do SESC que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo, com ou sem valor comercial, desenvolvendo açõeseducativas permanentes em nutrição e assistência social, por meio de cursos, oficinas, palestras, dentre outras.
Sua meta é fortalecer as entidades sociais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos (crianças, jovens e idosos) em situação de vulnerabilidade alimentar e social.
Através de ações conjuntas entre o SESC, empresas e instituições sociais e voluntários, o programa busca a diminuição dodesperdício de alimentos e à garantia dos direitos básicos de cidadania.

2 PROGRAMA MESA BRASIL SESC

O MESA BRASIL SESC é um programa de segurança alimentar e nutricional, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial.
Por meio da integração com empresas, instituições sociais e voluntários, o programa busca minimizar os efeitos da fome e da desnutriçãoatravés programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata.
O MESA BRASIL faz um trabalho que oferece condições mais facilitadas para que as empresas, indústrias, produtores e comerciantes possam exercer sua cidadania empresarial.
A participação pode ser feita por meio de doações de equipamentos, utensílios, material de consumo e, principalmente, pela doação de produtosalimentícios próprios para o consumo.
Existem duas modalidades de atuação do programa. A primeira é a Colheita Urbana. Nesta modalidade, os alimentos são coletados na localidade dos doadores e entregues diretamente as entidades beneficiadas, sem formação de estoque. Já na outra modalidade, o Banco de Alimentos, faz-se a coleta na localidade dos doadores e transporta-se para os espaços de armazenagem doPrograma, onde as entidades realizam a retirada dos produtos.


2.1 HISTÓRICO

1991 É lançado no SESC Paraná o projeto Sopa & Pão. As sopas eram preparadas pelos restaurantes das unidades e distribuídas para crianças, idosos e famílias de baixa renda.

1994 Nasce o Mesa São Paulo na unidade SESC Carmo, capital, com objetivo de evitar o desperdício de alimentos e minimizar a fome.1997 Surge a modalidade de trabalho denominada colheita urbana. Os alimentos excedentes, mas ainda próprios para o consumo são distribuídos para entidades sociais.

2000 O SESC Rio de Janeiro implanta a modalidade banco de alimentos. Eles permitem que as doações sejam recolhidas nas empresas doadoras, armazenadas e disponibilizadas às instituições sociais. Em 2001, a modalidade é lançada noCeará e em 2002, em Pernambuco.
O programa ganha dimensão nacional. O Mesa Brasil SESC é lançado em todos os estados brasileiros para combater o desperdício de alimentos e minimizar a fome. Apenas em seu primeiro ano de atuação, foram distribuídos 4,6 milhões de quilos de alimentos, beneficiando mais de 173 mil pessoas.

2.2 DOAÇÕES

Com um trabalho de captação de parcerias, a equipe técnica...
tracking img