Mesa brasil / sesc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social: Estudo de Caso Mesa Brasil
Autoria: Everaldo Antonio, Marcio Dornelas, Mayane Entrins

1. INTRODUÇÃO

Naquele dia, Carlinhos estava andando pela Ceasa de Cariacica para mais um dia de trabalho quando logo a frente observou um monte de pessoas em frente a uma das lojas, das inúmeras na Ceasa, ao se aproximar viu que as pessoas se amontoavam para pegar sobras dealimentos desperdiçados pelos lojistas. Carlinhos fixou seu olhar no tempo, sem direcionar para lugar algum, apenas a olhar para o espaço, ficou alguns segundos paralisado, mas segundos estes que pareciam eternos, um filme rodava na sua cabeça, a indagação do porque daquela cena, a indignação com autoridades, que desperdiçam o dinheiro púbico e não ajudam a quem precisa. Ver pessoas lutando porsobras de comida lançada ao chão, fez com que Carlinhos busca-se uma solução junto a Ceasa.

Então como presidente da CEASA/ES, Carlinhos, propôs a organização ações em prol da criação de uma estrutura que pudesse dar a destinação correta para os alimentos, bem como propor uma nova atitude para os produtores, que passariam a balizar seu trabalho com a meta de evitar o desperdício, contribuindo com aproposta através de doações. Surge o Programa Mesa Brasil, com a idéia de organizar esforços para a melhor destinação destes recursos. Em 2006, a CEASA-Cariacica/ES implantou o projeto Mesa Brasil-Sesc, que trata da transformação de alimentos que apresentavam algum problema estético, ao perceber que esta grande quantidade de alimentos estava sendo jogado fora, Carlinhos firmou uma parceria com oSESC e implantou o Programa Mesa Brasil, objetivando realizar coletas diárias de alimentos não comercializados resultantes de doações e apreensões, que ainda estão próprios para o consumo humano. A doação de alimentos hortigranjeiros nem sempre foi feita pela CEASA/ES, não existiam entidades beneficentes cadastradas na Central. Os produtos in natura desprezados lotavam os coletores de lixo(tonéis), chegando ao total de 100 toneladas/mês. Era, portanto, o momento de se adotar uma política voltada à coleta, seleção e distribuição dos alimentos do setor agrícola.

A CEASA/ES, juntamente com o programa “MESA BRASIL/SESC”, implantaram um novo programa dentro da instituição, o “CEASA SEM DESPERDÍCIO”, Todos os alimentos são encaminhados para o local denominado por “Galpão do Programa Social”,onde se juntam a outros arrecadados pela CEASA/ES e Mesa Brasil/SESC, provenientes de doações feitas por produtores e empresas privadas fora do âmbito da CEASA/ES, onde serão partilhadas e distribuídas entre entidades filantrópicas devidamente cadastradas e acompanhadas pela CEASA/ES e Mesa Brasil/SESC.

2. A CEASA/ES E SUA HISTÓRIA

No final da década de sessenta, a comercialização dehortigranjeiros era realizada nas ruas, sem fiscalização, sem higiene, sem a devida transparência nos preços e em embalagens inadequadas. Diante desse cenário, o Governo Federal identificou um grande problema no sistema de comercialização desses produtos no país, buscou ajuda de organismos internacionais como a FAO – Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e de outros países.

Apartir dessa decisão do Governo Federal, passaram a ser implantadas Centrais de Abastecimentos - CEASAS, destinadas à comercialização de produtos hortigranjeiros, pescados e outros perecíveis em todas as capitais brasileiras e nas principais cidades de cada Estado, constituindo o chamado Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento – SINAC, cuja gestão ficou por conta da COBAL - Companhia Brasileirade Alimentos, que mais tarde viria a se chamar CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.

No Espírito Santo, a empresa CEASA foi constituída por Escritura Pública em 06 de junho de 1973, motivando sua regionalização diante dos serviços prestados à sociedade do Espírito Santo, e estabeleceu o Controle Acionário por parte do Governo do Estado do Espírito Santo.

O primeiro trabalho de...
tracking img