Programa saude da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A construção de políticas públicas dirigidas à saúde da mulher no Brasil é parte das profundas mudanças societárias das últimas décadas, através das lutas do movimento feminista, aliadas às profissionais da saúde do movimento sanitarista, comprometidas com a filosofia de saúde enquanto direito e preocupadas em garantir à mulher assistência integral, enfatizando a preocupação com seucorpo de forma integral, “e não apenas como órgãos isolados, a serem tratados por diferentes especialistas" (OSIS, apud; NAGAHAMA, SANTIAGO 2005, p.).
Este debate tem início em 1983, cujo desdobramento resultou na implantação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM). A partir de então, o Programa passa a ser gradativamente implantado, em diversos Estados do Brasil.
O PAISMdemarca um novo campo de visão e ação da saúde da mulher, ao romper com o modelo maternoinfantil retrógrado e conservador, que via a mulher como uma mera reprodutora. Embora não tendo sido implantado dentro da filosofia original, foi um marco na luta das mulheres por saúde, direito reprodutivo, cidadania e pelo seu reconhecimento enquanto sujeito de direito, significando uma conquista importante para asociedade brasileira.
Ao eleger esse tema de estudo, tem-se a pretensão de compreender em que contexto se deram as ações de saúde da mulher, em Imperatriz. Tal escolha também foi motivada por conversas com as funcionárias, durante período de estágio no Programa da Saúde da Mulher do Município de Imperatriz, e percebe-se que a equipe de saúde do PAISM não conhece as diretrizes nacionais, nãoforam capacitadas na perspectiva das relações de gênero ou violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa constatação despertou a curiosidade de avaliar se o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher responde aos princípios norteadores da integralidade na assistência à saúde da mulher, em Imperatriz.
Esse estudo foi construído a partir de pesquisa de campo orientada por abordagemquantiqualitativa, através de coleta de dados. Utilizaram-se técnicas de entrevistas, observação direta e pesquisa documental. Os instrumentos utilizados, questionários abertos, roteiros de entrevistas estruturadas, pesquisas documentais realizadas em fichas de atendimento das usuárias, encaminhamentos ao Serviço Social, Relatório de Atividades de 2005 a 2007 e atas do Conselho da Mulher permitiramcompreender a dimensão desse Programa, neste município.
Os dados foram coletados de forma sistematizada, utilizando-se elementos quantitativos e qualitativos com vistas a responder aos objetivos específicos propostos. Para a análise dos dados da pesquisa, empregou-se o método dialético, tendo em vista que este se refere à arte do diálogo e da discussão. Trata-se de um método de inquirição da realidadepelo estudo e sua ação recíproca.
Para a dialética, não há nada definitivo, de absoluto, de sagrado. Apresenta a lógica de todas as coisas e em todas as coisas e, para ela, nada existe além do processo contínuo do devir transitório.

Ao construir os dados dessa pesquisa de forma cuidadosa, buscando não somente a visão das mulheres usuárias, mas também dos profissionais desaúde, teve-se a consciência de que as respostas têm várias faces, várias visões, inúmeras verdades, causas e conseqüências. Assim se move o pensar dialético. As verdades aqui construídas são frutos dessas reflexões e das experiências que não são movidas pela neutralidade, uma vez que os pesquisadores que fazem ciência, usando o método dialético, não se furtam de expressar suas visões e suaspaixões, fruto de análise e estudos em que se constituem em muitas situações protagonistas. (FERREIRA, 2007).

DIRETRIZES DO PAISM

O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) teve sua formulação no início da década de 80. Tinha como principal perspectiva a superação da afirmação maternoinfantil nas ações de saúde da mulher.
É por meio de políticas públicas que o Estado adquire...
tracking img