Mergulho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.amigosdomergulho.com.br

Conhecendo a doença descompressiva no mergulho.
29
NOV 2010
Cleidson Lima
Ao contrário do que muita gente pensa, o limitador da aventura submersa no mergulho autônomo, não é apenas a autonomia do cilindro do gás respirável que o mergulhador utiliza em seus mergulhos. Muitas vezes é comum vermos mergulhares voltando para embarcação lamentando o fim de ummergulho maravilhoso, ainda com muito gás disponível.Nas aulas teóricas do curso de formação de mergulhadores, os alunos são bem apresentados às leis físicas causadoras desta limitação, que para o caso específico, é a Lei de Henry, que dará a fundamentação para o entendimento completo desta limitação. Aqui porém, iremos tratar o assunto de uma forma análoga, para facilitar o entendimento geralsobre o tema.
Todos certamente já ouviram falar do conhecido e saboroso “gás” presentes nos refrigerantes. Se fecharmos os olhos e imaginarmos, vamos conseguir reproduzir fielmente o barulho de abertura de uma garrafa bem geladinha de coca cola, e vamos nos lembrar rapidamente de um monte de bolhinhas se movimentando para sair do líquido.
Para quem não sabe, aquele “gás”, no caso o CO2, foi posto nagarrafa após a mesma já ter sido preenchida pelo líquido sobre uma pressão elevada. Assim, segundo a Lei física de Henry, ele irá se solubilizar neste líquido na proporção direta da pressão e do tempo em que ficar submetido a essa pressão.
O que quer dizer que quanto maior a pressão e tempo, mais gás vai ser dissolvido. Quando abrimos a garrafa, o gás perde pressão “escapando ” para o meioambiente e o processo se reverte, ou seja, o “gás” antes dissolvido no líquido, volta para forma gasosa, por isso as bolinhas. E a medida que o tempo passa, o gás vai se liberando do líquido e indo em embora, até dizermos que a coca está sem gás.

Durante o mergulho acontece algo bem parecido com o mergulhador. No ato de mergulhar o principal agente de mudanças além do meio líquido, é a pressão. Apressão no ambiente aquático aumenta uma atmosfera a cada dez metros de profundidade, assim, quando estamos a dez metros de profundidade estaremos submetidos a duas atmosferas, uma da atmosfera que estamos acostumados a suportar ao nível do mar, e outra causada pelos dez metros da coluna d´agua.O gás que normalmente usamos durante o mergulho é o ar. A mesma mistura gasosa que você está respirandoneste momento. Bom, pelo menos espero que você não esteja em algum hospital precisando de oxigênio puro. Pois a “mistura” ar, respirada normamente é composta de 20,84% de oxigênio, 78,62% de nitrogênio, 0,04% de CO2 e 0,5 de vapor d’ água.
O oxigênio quando respirado é metabolizado se transformando em energia para as nossas células e eliminado na forma de CO2, o nitrogênio que tem a maior fração namistura respirada, quase 79%, é inerte, ou seja, não participa do processo. A grosso modo entra e sai. Porém quando mergulhamos ficamos submetidos à pressões ambiente acima do normal, o nitrogênio, por se tratar de uma gás e em respeito a lei de Henry, vai se solubilizar no meio do líquido que encontrar, que para nós humanos, é o sangue, que por sua vez penetra em todas as partes do corpo atravésda circulação sanguínea.
Assim, à medida que nós aprofundamos, aumentamos a pressão, e à medida que o tempo passa, mais nitrogênio dissolvido teremos em nosso corpo. Ao iniciarmos a volta à superfície, a pressão vai diminuindo e o processo se revertendo, o gás dissolvido vai voltando à forma gasosa, entra na rede venosa, vai para os pulmões, e é eliminado pela respiração.
Mas se a carga denitrogênio dissolvido for muito alta, ou a despressurização for muito rápida, por causa de uma subida acelerada, pode ocorrer formação de bolhas nos tecidos do corpo, nas articulações, e até na rede arterial, levando estas bolhas para orgãos vitais do corpo, causando a chamada doença descompressiva.
Já deve ter ficado claro a esta altura, que um mergulho deve ser sempre planejado. As definições de...
tracking img