Mergulho

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
-------------------------------------------------
Mergulho

No mundo:
A técnica mais primitiva – prender a respiração e mergulhar – já era usada na Antiguidade, em baixas profundidades, para a busca de alimentos nos rios e mares e de riquezas submarinas. Na Coréia e no Japão, por volta do ano 4 mil antes de Cristo, datam registros de mergulhadoras especialistas em coletar as pérolas, conchase esponjas. Este mergulho era conhecido como “Hae-Nyu” e existe até hoje.

Pela guerra - Durante muito tempo, o mergulho foi usado com fins militares: resgatar embarcações naufragadas, cortar cordas de âncoras, perfurar barcos adversários ou como meio alternativo à terra para entrar no terreno inimigo. Não havia equipamentos específicos, mas já na época de Alexandre, o Grande, eram usadosaparelhos – no caso, um tipo de recipiente como um sino – para facilitar a respiração embaixo d’água. O aparelho evoluiu para tubos (“avós” do que hoje é o snorkel), em ações predominantemente realizadas em guerras visando surpreender o inimigo.

Em 1500, Leonardo da Vinci desenhou o que pode ser considerado o primeiro aparato de mergulho combinando o suprimento de controle de ar com o controle daflutuação. Não há provas de que o equipamento tenha sido construído ou testado. Anos depois foram aperfeiçoados os “sinos” de mergulho. Este equipamento foi construído e patenteado no século 17 pelo astrônomo Edmundo Halley. Dali para frente, o objetivo era encontrar maneiras mais práticas e eficientes de mandar ar para o mergulhador.
O escafandro, roupa fechada alimentada por uma bomba manual quemandava o ar para um capacete de metal, equipado com válvula de saída de ar, foi inventado em 1819 por Augustos Siebe. Em 1866, o francês Benoist Rouquayrol, desenvolveu o SCUBA (Self-Contained Underwater Breathing Apparatus), ainda sem um suprimento de ar de alta pressão. O SCUBA foi descrito por Júlio Verne na “Vinte Mil Léguas Submarinas”.
No século 20, junto à evolução dos aparelhos, surgiramproblemas – e muitos casos fatais com a descompressão. O fisiologista inglês J. S. Haldame estudou mergulhadores e criou as tabelas de descompressão, com métodos de paradas numa certa profundidade por tempo determinado.

As tabelas foram aperfeiçoadas e até hoje são fundamentais num mergulho mais profundo. Criadas também as câmaras de descompressão, muitas mortes e doenças foram evitadas,abrindo caminho para que o homem conhecesse mais profundamente o mundo subaquático.
Na década de 40, os franceses Jacques Yves Cousteau e Emile Gagnan criaram o aqualung ("pulmão aquático"): o equipamento que possui cilindros de ar em alta pressão e regulador para o envio deste ar. Foi a maior revolução da história do mergulho, pois posteriormente o equipamento passou a ser comercializado em todo omundo, abrindo a atividade a todos os interessados.
Hoje o SCUBA, com o aqualung, é o equipamento do mergulhador autônomo (que precisa de suprimento de ar), enquanto o mergulho livre é praticado apenas com o uso do snorkel, nadadeiras e máscaras.
No Brasil:
Após a chegada dos portugueses, há registros de que os índios conseguiam mergulhar nos rios brasileiros e em braços de mar. Na primeira metadedo século 20, a atividade era restrita à Marinha, que possui inclusive uma Escola de Mergulho.
Como lazer, o mergulho é praticado no Brasil há cerca de 30 anos. Interessados na atividade buscaram cursos no exterior e trouxeram seu aprendizado para cá, disseminando-o ao criarem os primeiros cursos e posteriormente abrindo escolas. Hoje há certificadoras brasileiras e entidades internacionais quepossuem representantes no país.

É uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se ou não de equipamentos especiais.
No mergulho, existem quatro principais estilos, são eles: Mergulho estilo Snorkeling, Livre, Caça Submarina e Autônoma. Veremos agora, o que é cada um deles.

Estilo Snorkeling:
Trata-se da prática de mergulho, onde o praticante se utiliza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mergulho
  • Mergulho
  • mergulho
  • Mergulho
  • MERGULHO
  • Mergulho
  • Mergulho
  • Mergulho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!