Mercados contestaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercados Contestáveis
Quando se fala de mercados contestáveis, o que se diz, é que estes existem quando existe liberdade de entrada de novas empresas em certo sector e que estas não têm custosirrecuperáveis, ou seja, se saírem do mercado não perdem o investimento inicial. No entanto estes são perfeitamente contestáveis quando não existem segredos em termos tecnológicos no sector, e as empresasque nele estão inseridas podem abandoná-lo quando bem entenderem.
Tendo em conta Baumol, a teoria dos mercados contestáveis, pretende estudar a competitividade nos preços e nos custos de determinadomercado concentrado, em que este não precisa de se comportar como se estivesse em concorrência perfeita pois apenas encontra como entrave a potencial concorrência.
Para que nenhuma empresa tenhaprejuízo, ou seja, para que sejam eficientes, é necessário que existam técnicas produtivas que possibilitem acompanhar a procura com os preços praticados. A endogeneidade da indústria e da sua estruturaderivam da interação entre a dimensão do mercado, os processos de produção e a potencial concorrência.
Falando de sustentabilidade, este conceito é aplicado quando se fala em manutenção das estruturasde mercado, sendo que uma indústria é sustentável se com os preços que pratica nenhuma nova empresa que entre no mercado obtenha lucros. No caso do monopólio, a empresa monopolista tem de eliminar aentrada de novas empresas igualando assim o seu preço ao seu custo medio da produção obtendo assim um ponto de equilíbrio, mas o mercado não é eficiente, pois para isso é necessário existir apossibilidade de entrada de novas empresas no mercado.
Quando se diz que um mercado é contestável, estamos a dizer que a existência de tecnologia disponível e a facilidade de a empresa recuperar os seuscustos de entrada na hipótese de deixar a indústria, são muito grandes. Quando estamos perante a livre entrada e saída de empresas num mercado, dizemos que existe contestabilidade perfeita, sendo que...
tracking img