Barreiras estruturais a entrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barreiras Estruturais à Entrada
6.1 Introdução:
Conceitos:
* Barreira de Entrada é um dos elementos de uma das cinco forças de Michel Porter.
* Especificamente as barreiras de entradas estão relacionadas aos novos entrantes.
* Os outros quatro elementos são: compradores; fornecedores; bens substitutos e bens concorrentes.
Barreiras à Entrada:
* As barreiras de entrada são oconjunto de reações que o empreendedor pode esperar ao querer participar de um novo negócio. Que via de regras, são geridas pelos concorrentes já existentes.
* Existem seis principais barreiras à entrada: Economia de escala; diferenciação de produto; necessidade de capital; custos de mudança; acesso aos canais de distribuição e desvantagens de custo em detrimento da escala.
* Outra visão parabarreiras de entrada são: Financeiras; Técnicas e legais.
6.2 Concorrência Real e Potencial:
Construção Teórica
Concorrência Real:
* É a concorrência em função do número e do tamanho relativo das diversas empresas que formam cada indústria.
Concorrência Potencial:
* A concorrência potencial relaciona-se à competição por lucros entre empresas já estabelecidas em uma determinadaindústria e novas empresas interessadas em iniciar operação nessa mesma indústria. As empresas entrantes (Ou empresas potenciais).
* A ideia de concorrência potencial é de fato típica do pensamento econômico clássico. Para esta corrente, se uma indústria apresenta lucros elevados, é de se esperar que novas empresas venham a se estabelecer nesta indústria buscando compartilhar estes lucrosextraordinários e simetricamente se uma indústria apresenta desempenho deficitário, algumas empresas desejarão encerrar as atividades e transferir-se para indústrias mais atraentes.
* Nesta visão de concorrência potencial, uma indústria só poderia apresentar lucratividade maior do que a média por um determinado tempo – Tempo este necessário para que uma decisão de construir capacidade se realize.Consequentemente, se uma indústria apresenta lucro extraordinário permanente, existe alguma restrição à mobilidade de capitais.
* Segundo David Kupfer (autor), existem cinco elementos básicos envolvidos em um problema da entrada: As empresas estabelecidas (Que se coordenam com o objetivo de impedir entradas); As empresas entrantes (que corresponde a qualquer capital interessado em entrar no mercado);O incentivo à entrada (Que é associado a expectativa de ganhos extraordinários por determinado tempo); A entrada (Que corresponde a uma adição líquida de capacidade de produção da indústria pela empresa nova) e a saída (Que é o encerramento permanente das atividades de uma empresa).

6.3 Barreira à Entrada: Definições

Qualquer fator que impeça livre mobilidade do capital para uma indústriano longo prazo, e torne possível a existência de lucros excessivos e permanentes em uma determinada indústria, constitui uma Barreira à Entrada.

Para uma explicação mais clara podemos dividir as definições 4 grupos:
1. Barreira à entrada corresponde a qualquer condição estrutural que permita que empresas já estabelecidas possam praticar preços maiores que os competitivos sem atrair novoscapitais. Isso é possível porque as novas empresas não conseguem realizar o mesmo lucro, após a entrada, que as empresas já estabelecidas.
2.1. EX.
2. Barreiras à Entrada em uma indústria se há custos incorridos pelas empresas entrantes que não foram desembolsados pelas empresas estabelecidas quando iniciaram suas atividades. A essa assimetria de custos impossibilita que novas empresastenham o mesmo lucro das estabelecidas.
3.2. EX. Vale do Rio Doce, tinha capital Estatal. CSN
3. Barreira à Entrada só existe se for possível configurar vantagens competitivas exclusivamente à existência da empresa. Quando há um diferencial econômico entre empresas estabelecidas e entrantes simplesmente porque as primeiras já existem. Esse prêmio pela existência é a tradução...
tracking img