Arte barroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.


Este trabalho tem como objetivo mostrar um breve relato do desenvolvimento da Arte Barroca no Brasil. Este estilo da arte foi criado na Europa no século XVII, e que chegou ao país através dos colonizadores europeus.
Em especial, será comentada apenas sobre seu período no Brasil. No decorrer, pode-se perceber como geralmente ocorreu a Arte Barroca, que acabou tendo traçosparticulares brasileiros. A expressão artística Barroca teve aproximadamente 200 anos de atividades, sendo que no Brasil durou 60 anos a mais do que na Europa.
A Arte Barroca era intimamente ligada a Igreja, muito luxuosa, exuberante e rica, e como o Brasil na época era uma colônia rica, o estilo se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, principalmente por Minas Gerais, Bahia, Riode Janeiro e Pernambuco, onde também surgiram os artistas Barrocos brasileiros mais importantes e mais conhecidos.
O texto cita também, as fases pelas quais o estilo Barroco passou durante seu período no Brasil, trazendo varias imagens como exemplos e mostrando algumas das obras de grande expressão da Arte Barroca.


A ARTE BARROCA.
A palavra barroca tem um significado que representa bemas características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade.
A arte barroca surgiu no século XVII, na Itália, mas não tardou a espalhar-se para outros países da Europa como: a Holanda, Bélgica, França e a Espanha e países do Continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Elaestá intimamente ligada à decadência da Igreja Católica, que perdeu numerosos fiéis para o nascente protestantismo, e utilizou a estética do barroco como principal arma de persuasão e afirmação da fé.
O barroco foi interpretado de várias maneiras através do mundo. Suas manifestações estéticas foram diferentes na Itália e na Holanda, onde surgiu quase que simultaneamente. No México, a influênciadas culturas pré-colombianas foi muito grande. Em pleno século XVII, na contramão das idéias que acompanharam o Renascimento, acreditava-se que a fé deveria ser movida pela emoção e não pelo pensamento.
A arte - a serviço da Igreja - tinha como principal objetivo provocar a surpresa, o deslumbramento e o fervor das multidões.
Claramente associada ao catolicismo, a arte barroca evoca areligião em cada detalhe: o altar, geralmente de madeira, expões ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos e imagens sacras revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, coberto por uma esmerada pintura realista, representa geralmente um céu em perspectiva, que aumenta a sensação de profundidade noambiente.
Além disso, o barroco apresenta características regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu. A personalidade forte de alguns artistas do período também é um grande diferencial dentro desse estilo artístico que deixava campo aberto à subjetividade.
Suas principais características são a teatralidade das obras, o dinamismo, a urgência, o conflito e o forte apeloemocional.
Na busca da emoção, para provocar o observador, o artista abusa da verossimilhança das cenas retratadas, daí a importância também na observação da natureza. O artista para atingir esses efeitos lança mão principalmente de cores, texturas, jogos de luz e sombra, diagonais e curvas, bem como o domínio do uso do espaço. O contraste entre o claro e o escuro dá resultados interessantes:intensifica a expressão dos sentimentos e altera os padrões de beleza idealizada.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
“A arte a serviço da Igreja. Evocando a religião em cada detalhe”.

BARROCO EUROPEU.
As obras dos artistas...
tracking img