Diferenças entre microcontroladores pic16f877a e avr mega 32

293 palavras 2 páginas
Diferenças entre Microcontroladores PIC16F877A e AVR Mega 32

Os microcontroladores são componentes que revolucionaram a eletrônica. Com eles houve a possibilidade de miniaturização de circuitos, e aumento da facilidade de modificações na lógica do projeto, além da praticidade e diversidade da utilização dos microcontroladores.
Os microcontroladores mais utilizados hoje em dia são: PIC16F877A, da Microchip; e AVR Mega32 da Atmel. Estruturalmente são muito semelhantes. Os dois podem ser encontrados no encapsulamento de 40 pinos, PDIP.
Os dois possuem compilador gratuito para Assembly, mas em contrapartida, se desejar programar em C, só existem compiladores pagos. O Code Vision AVR(compilador C para AVR Mega 32) possui uma interface ligeiramente pesada, já o CCS Compiler que pode ser integrado ao MPLAB( Compilador C para PIC16F877A) possui uma interface mais intuitiva e dinâmica. O Code Vision possui um assistente chamado CodeWizard, que facilita programadores inexperientes se integrarem ao formato de programação específico da família Mega, do qual o MPLAB não dispõe, o que dificulta novos programadores se adptarem ao software.
Em questão de desempenho o AVR Mega32 se sobressai ao PIC16F877A, pois o clock nele injetado é o real. Já na família PIC o clock injetado é dividido por 4. Isso garante ao Mega32 uma maior precisão e agilidade do que ao PIC16F877A.
Em questão de versatilidade das ferramentas de programação, o PIC16F877A se sobressai, pois além de ser mais difundido, possui maior numero de gravadores que se integram facilmente ao compilador, que ao contrário do Mega32, são difíceis de encontrar e de instalar.
Todas essas características fazem com que surjam muitas dúvidas na hora de escolher o microcontrolador adequado para a aplicação desejada. Normalmente a escolha é feita de acordo com o gosto do programador e não pelo melhor custo-benefício.
Pábulo Felipe

Relacionados