Mercado informal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

Tema: Trabalho e saúde

Palestrante: Leny Sato : Professora Doutora, D. P psicologia Mestre PUC-SP
Palestra realizada no Campos da PUC-S.G- BH no dia 20-09-12 as 19:30 horas

Nome:Leandro Glauco Alves de Assis


Observamos que, ao trabalharmos, todos nós modificamos a natureza e nos modificamos. O ato de trabalho funciona como uma escola, mexendo com a nossa forma de pensar ede agir no mundo.
Temos autores como Marx que compreendem o trabalho como a essência da humanidade dos homens, ou como Paulo freire que afirma que a cultura é dada pela forma como trabalhamoso mundo para fazer sentido para nós.
A primeira proposta de reflexão que nos foi apresentada, foi como o trabalho e o desemprego se apresentavam nas chamadas queixas psicológicas . Apsicologia do trabalho se apresenta selecionando a força de trabalho e a clínica recuperando e adequando os indivíduos.
Ultimamente grandes empresas tem reconhecido o papel do psicólogo dentro dasorganizações, por isso vê-se a importância do profissional da psicologia estar preparado para entender as questões da área do trabalho, e vice versa.
Essa questão de trabalho e emprego é tãomarcante em nossa cultura, que na falta destes, o declínio humano se dá de forma drástica, influenciando no seu estado de saúde mental, como em um não lugar na sociedade, de forma que o isolamento social,levará o indivíduo a violência, ao roubo, a morte como forma de se achar , e se integrar neste vasto mundo, onde só tem lugar e só é reconhecido como cidadão de bem, aquele que trabalha.


Oingresso no mundo concreto do trabalho confere valor social, reproduzindo o imaginário coletivo de valorização moral ao ser trabalhador. ( Maria da Graça Correa Jacques UFRGS-RS )


Daí vem aimportância que o trabalho possui na construção da identidade do individuo; tanto de si, do “ EU” quanto da identidade grupal, relacional, o outro (s).


A identidade social facilita a incorporação...
tracking img