Iontoforese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Iontoforese
A iontoforese é a introdução de radicais químicos nos tecidos, através de um elétrico, produzido por uma corrente unidirecional. Durante essa introdução ocorrerá repulsão e atração iônica de acordo com a polaridade de cada eletrodo e assim sua interação com a membrana biológica.
Utilização da iontoforese
A tecnica da iontoforese é utilizada para vários objetivos fisioterapeuticos,tais como:
* Vasodilatação: Com o uso de produtos como o iodo (Salicilato de metila-iodex)
* Analgesia: Com o uso de Mechoyl, Pomalgex
* Cicatrização de feridas: Com o uso de zinco (Oxido de zinco a 20%)
* Relaxante muscular: Lidocaina (xilocaina a 1%)
* Antiinflamatório: com Hidrocortisona ou diclofenaco de sódio.
* Vários outros medicamentos.
É muito importante que opaciente consulte um fisioterapeuta e submeta-se a uma avaliação desse profissional, pois alguns fármacos podem não ser indicados para todas as pessoas. Sensibilidade ou reações alérgicas a um determinado fármaco são contra-indicações absolutas para a sua aplicação. Só o profissional fisioterapeuta é capacitado para indicar a droga corretamente e principalmente em selecionar o tipo de correnteterapêutica que deve ser usada para cada paciente. Além da Iontoforese para a aplicação de medicamentos também existe a fonoforese que utiliza o ultra-som terapêutico para a introdução de fármacos na pele do paciente. O objetivo é o mesmo, porém a forma de aplicação segue principios biofísicos diferentes. A iontoforese utiliza a corrente galvânica (contínua), como uma das formas deeletroterapia de maior utilização dentro da eletromedicina. A corrente galvânica é uma corrente direta, ou seja, constante. Possui movimento unidirecional de elétrons, criando dois pólos distintos. No pólo positivo (+) ocorre reação ácida, liberação de oxigênio, queimadura
ácida, coagulação, vasoconstrição e sedação. Já no pólo negativo (-), há reação alcalina, liberação de hidrogênio, queimaduraalcalina, liquefação, vasodilatação e excitação. Dentre as formas de aplicação clínica da corrente galvânica estão a eletroforese e a iontoforese, que serão melhor detalhadas no texto a seguir. A- Eletroforese: é a propriedade que a corrente galvânica tem de separar as diversas cargas elétricas dentro do organismo sem a utilização de produtos. A partir da separação por dois pólos, o positivoe o negativo, tem-se os seguintes efeitos:
- produção de calor;
- estimulação celular;
- vasoconstrição no pólo positivo e vasodilatação no pólo negativo;
- ação anti-inflamatório. B- Iontoforese: é a forma de utilização da eletroforese. Em um dos pólos utiliza-se um produto com as seguintes características: possuem polaridade definida e são solúveis em água. Ou seja, quandose faz a alteração na aparente desordem dos componentes da pele com a corrente galvânica, permite-se a introdução de um princípio ativo através da pele íntegra.
Princípios Básicos da Aplicação Iontoforética
Transferência de Íons
Muitos compostos são formados de unidades estruturais carregadas positiva e negativamente chamados íons. Quando esses compostos são colocados em uma soluçãoapropriada, dissociam-se dentro deles componentes polares (eletricamente carregados) que assumem uma carga positiva ou negativa dependendo do átomo perder ou ganhar um elétron. Quando um estado carregado, cada íons pode ser influenciado por um campo elétrico criado dentro da solução. Os íons positivamente carregados (cátions) serão atraídos para o pólo negativo (cátodo) e repelidos do pólopositivo. Os íons carregados negativamente (ânions) serão atraídos para o ânodo e repelidos do cátodo. A repulsão eletrostática de cargas iguais é a força motriz para iontoforese. Quando as drogas ionizam em solução, a porção de drogas da molécula assumirá uma carga negativa ou positiva, enquanto algum grupo do lado iônico assumirá a carga oposta. A identificação da polaridade da droga determina a...
tracking img