Avc estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Enfermagem
Saúde do Adulto

PLANO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM AVCI



SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 04
2. REVISÃO LITERÁRIA 05
2.1 AVC isquêmico 05
3. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE 08
4. HISTORIA DE ADMISSÃO 09
5.PRESCRIÇÕES 10
6. FARMACOLOGIA 11
7. EXAMES 15
8. EVOLUÇÕES 19
9. PLANO ASSISTENCIAL 20
10. PLANO DE ALTA 2611.VISITA DOMICILAR 27
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29



1. INTRODUÇÃO

O presente estudo de caso foi realizado durante quatro dias no hospital municipal da cidade de Caxias-Ma. Durante estes dias foi possível acompanhar um cliente com diagnostico de acidente vascular cerebral isquêmico, procedente do setor de emergência do mesmo hospital. No processo desteestudo de caso, foram observadas as manifestações clinicas dessa patologia e o tratamento adequado, sendo que o principal objetivo deste estudo é integrar a abordagem teórica das ações de enfermagem com prática,visando abrir portas para a experiência clínica, onde iremos ligar tudo que exploramos em sala de aula.
Essa experiência foi de grande importância devido o conhecimento mais profundo dadoença e sua influencia na vida do paciente, onde através disso pode-se colocar em prática a identificação dos Diagnósticos de Enfermagem e suas respectivas intervenções, com objetivo de atender as necessidades do paciente.
Considera-se imprescindível as ações de enfermagem para a constituição de um plano de cuidados que acelere o restabelecimento da saúde do individuo enfermo e aponta-se anecessidade do desenvolvimento de um processo avaliativo sistemático, considerando também de grande importância em promover essa experiência de interação entre Enfermeiro e paciente e cuidador.


2. REVISÃO LITERÁRIA

2.1. AVC isquêmico

O acidente vascular cerebral define-se como um déficit neurológico súbito motivado por isquemia ou hemorragia no sistema nervoso central. O AVC isquêmicocontribui para cerca de 75% de todos os casos. É causado por uma oclusão vascular localizada, levando à interrupção do fornecimento de oxigênio e glicose ao tecido cerebral, afetando subsequentemente os processos metabólicos do território envolvido
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ocorrem no mundo cerca de 6 milhões de mortes/ano relacionadas ao AVC, sendo grande parte nos países emdesenvolvimento. O AVC é a terceira maior causa de morte, depois das doenças coronarianas (7,2 milhões) e câncer (7,1 milhões), um número muito mais alarmante do que AIDS (2,8 milhões) ou outras doenças infecciosas, como tuberculose (1,6 milhões), que recebem a maioria dos recursos mundiais de saúde pública. No Brasil, apesar de haver nítidas diferenças regionais na prevalência e mortalidade,decorrentes principalmente das influências étnicas e sócio-econômicas, recentes estatísticas indicam que o AVC é ainda a causa mais freqüente de óbito em parte desta população. Cerca de 129.000 mortes relacionadas ao AVC foram constatadas pela Organização Mundial de Saúde no Brasil em 2002.
Após a ocorrência do AVC, freqüentemente o indivíduo apresenta paralisia parcial ou total de um hemicorpo(hemiparesia ou hemiplegia), rebaixamento do nível de consciência, demência, cefaléias, disfunção proprioceptiva decorrente de distúrbios do campo visual, dificuldade em deambular, tonteira ou desequilíbrio, disfunção sensorial, distúrbios da fala e da linguagem, disfagia, disfunção intestinal, vesical, entre outros. (VIANA, 2008)

Fisiopatologia do AVC Isquêmico
A oclusão ou hipoperfusão de um vasocerebral, levando a uma paragem do fluxo sanguíneo, provoca em poucos minutos a morte neuronal no centro da zona enfartada. A área que circunda este centro, chamada de penumbra isquêmica, contém tecido cerebral funcionalmente afetado, mas ainda viável perfundido com sangue proveniente de vasos colaterais. Esta área pode ser transformada em infarto por sofrimento neuronal secundário induzido pelos...
tracking img