Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Conceitue Sistema de Informações Contábeis – SIC segundo a conceituação do Ibracon.
Segundo o Ibracon,
“Pode-se definir um sistema contábil como uma série de tarefas em uma entidade, por meio das quais são processadas transações como meio de serem mantidos os registros contábeis”.

2. Discuta o Sistema de Informação Contábil como sistema consolidador das operações dos negócios.
Conformea concepção e estrutura de sua implementação, o SIC torna-se um sistema consolidador de todos os processos, demonstrando, de forma estruturada, o desempenho e os resultados econômico-financeiros das empresas.
Visualizando-se o SIC de forma sistêmica
no sistema são consolidadas todas as transações financeiras ou monetárias da empresa.
O SIC possui a característica de consolidaros demais sistemas contábeis de outras áreas da empresa (arquitetados em uma visão ERP), inclusive os de missões operacionais (compras, contas a pagar, contas a receber, tesouraria, faturamento etc.), os quais são subsistemas daquele.

3. Apresente os objetivo dos Sistemas de Informações Contábeis.
Pode-se atribuir à Contabilidade as características de um Sistema de Informações o qual éapresentado como o Sistema de Informações Contábeis – SIC.
Os SIC são os sistemas mais antigos e generalizados utilizados nos negócios, registrando e relatando transações comerciais e outros eventos econômicos baseados no conceito de contabilidade de partidas dobradas e em outros conceitos contábeis mais recentes, como contabilidade por responsabilidade e custeio baseado em atividade.Pode-se afirmar que um SIC tem como objetivo ser o principal componente do sistema de gestão empresarial, fornecendo aos gestores informações monetárias para as decisões originárias da avaliação do desempenho realizada e prevista das atividades da organização.

4. Discuta o ambiente dos Sistemas de Informações Contábeis.

O ambiente do SIC expande-se à medida que cada nova operaçãoexecutada pela empresa corresponde a um novo ‘braço’ da contabilidade que se estende no sentido de agregar aquele recurso ao controle de sistema.
5. Explicite a vertente “ dados – processamento – informação” no ambiente do SIC
Nesse contexto, a contabilidade é considerada um sistema de apoio ao processo de decisão, formada de vários subsistemas, entre os quais podem ser citados: o decontabilidade, de custos, de produção, de informações tributárias, que prestam a captar e coletar dados (entrada), processar e armazenar os dados e, por fim, recuperar e distribuir as informações (saída).

6. Exponha os atributos da informação contábil na perspectiva dos processo de tomadas de decisão.
Em uma primeira análise, pode parecer que a informação é o ponto de partida de decisões nosprocessos de gestão, no entanto, uma observação mais atenta demonstra que a informação não pode ser considerada um ponto de partida, pois é o produto de um processo de coleta, análise e divulgação.
Esse processo inicia-se na coleta de dados, que pode ser definida como a extração do elemento em estado bruto, primário e isolado, que não tem um significado para gerar uma ação.
Noprocessamento dos dados, verifica-se a análise dos dados, tanto classificando-os como organizando-os ou calculando-os.

7. Discorra sobre os atributos do conhecimento contábil.
Segundo o CPC, os usuários da informação contábil são pessoas físicas ou jurídicas com interesse na entidade e que se utilizam das informações contábeis desta para seus próprios fins, de forma permanente ou transitória.A informação contábil deve atender a um grande número de usuários, revestindo-se principalmente dos seguintes atributos:
confiabilidade, oportuno, compreensibilidade e comparabilidade.

8. Explique as funcionalidades do Sistema de Informações Contábil.
Em relação aos softwares aplicativos de contabilidade, por se tratar de um programa com a finalidade única no processamento da...
tracking img