Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos tratar sobre vários assuntos muito importantes para o curso de Administração, dentre eles estão: Mercado de capitais, Leasing, Debêntures, Risco/Retorno, Hedge, Indicadores de Desempenho e Diagnóstico Empresarial. Cada assunto tem sua real importância não só para a organização como um todo, mas também e principalmente para o Administrador da mesma.
Nodecorrer do trabalho iremos discorrer sobre cada tema, com o intuito de ficar mais esclarecidos estes assuntos acima citados.

























2 DEBÊNTURES

As debêntures são títulos de crédito emitidos por sociedades anônimas, tendo por garantia seus ativos. Os recursos provenientes de sua emissão são destinados ao financiamento de capital de giro e capital fixodas empresas. Da mesma forma que as ações, as operações com debêntures são normatizadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Os direitos e as remunerações oferecidas pelas debêntures são juros, participação nos lucros e prêmios de reembolso.
De forma mais ampla, a remuneração oferecida pelas debêntures pode ser:
• Taxa de juros prefixada.
• Taxa de juros flutuante, em que seprevê a pactuação dos juros (ajuste das taxas de juros) a cada intervalo estabelecido de tempo. Uma alternativa de utilização da taxa flutuante é a remuneração das debêntures pela taxa Anbid (Associação Nacional de Bancos de Investimentos). Essa taxa representa o custo médio de captação de mercado dos principais bancos, e é divulgada diariamente.
• Taxa de juros real fixa acrescida de umíndice de correção de preços da economia.

Além dessas formas de remuneração, a debênture pode prever ao investidor participação nos lucros da Sociedade emissora, determinada por meio de um percentual fixado incidente sobre seus resultados. Algumas emissões, ainda, podem oferecer um prêmio pelo reembolso aos investidores, equivalente a uma remuneração adicional, visando ajustar os rendimentos dotítulo às condições do mercado à época de sua distribuição.
As debêntures, conforme deve constar da escritura de emissão, podem também ser emitidas com cláusula de conversibilidade, criando-se a debênture conversível em ações. Nesse caso, a debênture, por opção do debenturista, é resgatada quando de seu vencimento em dinheiro ou em seu equivalente em ações preferenciais da sociedade. Os acionistas dacompanhia têm prioridade de compra no lançamento das debêntures com cláusula de conversibilidade em ações.
Outra modalidade de debênture com cláusula de conversibilidade é a debênture permutável, a qual pode ser em ações de emissão de uma companhia que não a emissora dos papéis, geralmente do mesmo conglomerado.
Outras características referentes a prazo, vencimento, remuneração, amortização,resgate etc. de debêntures são estabelecidas pela assembleia de acionistas da companhia e constantes da escritura de emissão desses títulos.
Os investidores em debêntures são geralmente representados por um Agente Fiduciário, que tem por principal objetivo representá-los e defender seus interesses na Sociedade emitente e na Comissão de Valores Mobiliários.
As debêntures são negociadas em Bolsade Valores e também no mercado de Balcão (negociação fora do ambiente da Bolsa), sendo intermediadas por uma instituição de mercado de capitais. O valor nominal das debêntures é geralmente expresso em unidade monetária nacional.
O resgate de uma debênture pode ser feito de diversas maneiras, conforme previstas na escritura de emissão do título.
A forma de resgate antecipado facultativopermite que a sociedade emitente decida, em qualquer momento, promover o resgate (ou compra) total ou parcial dos títulos em circulação no mercado. Esse resgate é facultativo e previsto na escritura de emissão, assim como todas as condições de realização.
Diversos lançamentos de debêntures programam datas fixas para o resgate antecipado facultativo, oferecendo geralmente um prêmio ao investidor...
tracking img