Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE CAPITAIS



A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é um órgão governamental, que apresenta a função de fiscalizar as atividades do mercado de valores mobiliários. Controla de perto todo o movimento do mercado de ações onde estão engajadas as Sociedades Anônimas, corretoras, bolsas de valores, etc. É o centro nevrálgico do mercado financeiro. Tem poderes paradisciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. No seu poder normatizador, abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários. Cabe a CVM disciplinar: registro de companhias abertas; registro de distribuições de valores mobiliários; credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários; organização,funcionamento e operações das bolsas de valores; negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações; suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores.
O Banco Central do Brasil (BC ouBACEN) é uma autarquia federal que integra o Sistema Financeiro Nacional. Tem a responsabilidade de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema sólido e eficiente. Ele é considerado o ‘Banco dos Bancos’. Controla a oferta de moeda através das operações de mercado aberto, mudando o nível de reservas dos bancos ou a taxa de redesconto. Compete ao BC: emitir papel moeda e moedametálica; executar serviços do meio circulante; receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais; realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis; autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras; controlar o fluxo de capitaisestrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma ex- autarquia brasileira que se tornou uma empresa pública federal. É um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é responsável por apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. É o principal instrumentode financiamento de longo prazo para a realizar investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. A forma como age, resulta na melhoria da competitividade da economia brasileira e a elevação da qualidade de vida da sua população. Apresenta a missão de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira,gerando empregos e reduzindo as desigualdades sociais e regionais. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua fortalecendo a estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis para projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural etecnológico.

A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com seu próprio patrimônio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do GovernoFederal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Sua missão é atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro. Apresenta os seguintes valores: sustentabilidade econômica, financeira e...
tracking img