Osteoporose e osteoartrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATOLOGIAS DO SISTEMA ESQUELÉTICO.
*Osteoporose. *Osteoartrose.



Osteoporose Definição. Osteoporose é uma doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como “diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumasmínimos”. É considerado um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento. A fratura do fêmur é a conseqüência mais dramática da osteoporose. Cerca de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido á fratura ou suas complicações durante a cirurgia, ou mais tarde por embolia ou problemas cardiopulmonares em um período de 3 meses e 1/3 dototal de fraturados morrerão em 6 meses. Os restantes em sua maioria ficam com graus variáveis de incapacidade. Em aproximadamente 20% dos casos pode ser identificada uma doença da qual a osteoporose é secundária e nos 80% restantes os pacientes são portadores de osteoporose da pósmenopausa ou osteoporose senil. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente edesenvolve ossos ocos, finos ou de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do envelhecimento, e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade como uma fratura que costuma ser espontâneo, isto é, não relacionada a traumas. É muito importante que as mulheres tomem alguns cuidados durante e apóso período da menopausa. Se não forem feitos exames, diagnósticos preventivos, a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha uma gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.

Dados quantitativos:

Segundo a revista Veja de30 de janeiro de 2008, dez milhões de brasileiros sofrem com osteoporose. Três a cada quatro doentes são do sexo feminino.Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos tem a doença. Setenta e cinco por cento dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. Ocorrem anualmente no Brasil dois milhões e quatrocentas mil fraturas decorrentes da osteoporose. Duzentas mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência desta fratura.

Causas.

Existem várias causas da doença. As principais sãomenopausa, idade avançada, história familiar de osteoporose, constituição física magra. A massa óssea do adulto (pico da massa óssea) reflete o acumulo de tecido ósseo ocorrido.

Diagnóstico.

O diagnostico de osteoporose pelo critério atual é a perda de 25% da massa óssea quando comparada a um adulto jovem. Assim, diagnostico precoce de osteoporose é feito através da densitometria óssea enquanto oestudo radiológico mostra somente alterações inequívocas quando há perda durante o crescimento. Parece chegar ao limite máximo ao redor dos 17 anos de idade, podendo estender-se ao redor dos 30 anos de idade. Predispõe a osteoporose fatores que induzem a um baixo pico de massa óssea e aqueles que são responsáveis por perda excessiva ou baixa produção:   Genéticos – raça branca ou asiática,história familiar, baixa estatura, massa muscular pouco desenvolvida. Estilo de vida – baixa ingestão de cálcio, sedentarismo, exercício excessivo levando a amenorréia (ausência de menstruação), pouca exposição solar, nuliparidade, tabagismo (*), alcoolismo (*), dieta vegetariana (*), alta ingestão de proteínas permanentes (*). (*) associado com outros fatores.  Ginecológica – menopausa precoce semreposição hormonal, primeira menstruação tardia, retirada cirúrgica dos ovários sem reposição hormonal, retirada das trompas (+), retirada cirúrgica parcial do útero (+). (+) risco de diminuição da função ovariana por insuficiência vascular.

Sintomas.

A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebido apenas...
tracking img