Mercado cambial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Mercado de Câmbio

O mercado de câmbio é o ambiente onde é feito a troca ou negociação por moeda estrangeira. Qualquer pessoa jurídica ou física pode adquirir ou vender moeda estrangeira, desde que esteja devidamente cadastrada documentalmente em órgãos autorizados pelo Banco Central a fazer estas operações.
Dentro deste mercado, os elementos que nele participam são osque fazem divisas e os que recebem divisas.
Aos que fazem divisas, são aqueles que adquirem a moeda recebendo através de transferências, exemplo: turistas estrangeiros e exportadores.
Quanto aos que recebem, são os que remetem a moeda estrangeira para outro país (exterior), exemplos: importadores, investidores que fazem investimentos e outros países, devedores de empréstimos externos.O mercado de câmbio é divido por dois elementos: mercado de taxas livres e mercado de taxas flutuantes. No mercado de taxas livres é operado o dólar comercial, onde são negociados pagamentos ou recebimentos de mercadorias, serviços e dívidas externas.
Mercado de taxas flutuantes opera – se o dólar turismo, relacionado à compra e venda de turismo internacional, recebimento de pensões,aposentadorias e benefícios.
A taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira pela moeda nacional.
Através da taxa de câmbio é que se é determinado o valor equivalente a ser pago em moeda nacional pela moeda estrangeira.
A moeda estrangeira é como uma mercadoria, e esta assim como demais mercadorias está sujeita a variações de preço de acordo com a teoria da oferta e da demanda.Pelo lado de quem esta ofertando no caso o banco ou o agente autorizado pelo Banco Central, a taxa de venda é a taxa que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (um importador, por exemplo), a taxa de compra é a taxa que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que é ofertada (exportador, por exemplo). O Banco Central faz sua intervenção em relação ao estoque de moeda, para garantir ascondições de governo favoráveis para aquele momento. Sua intervenção é: Se a taxa de câmbio cai, estando abaixo do desejado pelo Governo, indica que esta havendo maior oferta do que procura então o Banco Central entra no mercado e compra excedente de divisas, o que incidirá a elevação da taxa, a intervenção é feita até que seja retornada a taxa desejada. Se a taxa de câmbio sobe, significa que estahavendo mais procura do que oferta, sendo assim o Banco Central lança a venda parte do seu estoque de divisa, aumentando a oferta e fazendo assim cair à taxa de câmbio, voltando ao nível desejado.

Vinhos
No segmento de vinhos, o que vem se observando é uma participação cada vez maior de
produtos importados nos hábitos do consumidor brasileiro; este fato é ainda mais significativo quando se tratados vinhos considerados finos, de qualidade superior aos convencionais ou vinhos de mesa.
De acordo com Triches et al. (2004), a uva é produzida em diversas partes do País, concentrando-se particularmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional de uva e 90% da referente ao vinho. Segundo Matuella e Mello (1999), somente oRio Grande do Sul responde por 68% da uva produzida internamente e por quase 90% da produção de vinhos e
derivados.
O Brasil é marcado por possuir um maior consumo de vinhos de mesa, cujos preços são
consideravelmente inferiores em comparação com os vinhos finos. Estes últimos são vistos como produtos mais eslitizados, sendo consumidos, em grande parte, pela porção mais abastada da população.(MELLO, 2002).
O mercado nacional de vinhos é fortemente marcado pela incidência de importações. No período 1990/1995, por exemplo, houve um acréscimo de 32,2% no consumo de vinhos importados e, no período 1996/2001, o aumento foi de 3,5%, com decréscimo no consumo de vinhos nacionais.
(FRANCO, 2007). Analisando os anos mais recentes, percebe-se também que a demanda de importação de vinhos no...
tracking img