Mercado cambial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Explique taxa de câmbio fixa e taxa flutuante e comente as experiências do Brasil com os dois modelos e qual é o modelo atual utilizado pelo Banco Central?
Taxa Fixa: é a taxa com a qual os países se comprometem a manter um mesmo padrão de paridade, estabelecendo valores externos para sua moeda dentro de uma estreita margem de um valor fixo de paridade. Sua principal vantagem esta na nãoexistência de incertezas e, porém sua principal desvantagem é o artificialismo no valor do sistema.
Taxa de Câmbio flutuante: o valor da moeda é definido pelo mercado, ou seja, pela lei de oferta de demanda, onde a moeda que houver em maior quantidade terá seu preço reduzido.
Da implantação do Plano Real (julho de 1994) até janeiro de 1999, vigorou no Brasil a taxa de câmbio fixa (ou administrada).Neste regime cambial, a taxa de câmbio não é estabelecida no mercado de divisas. O governo impõe à sociedade a taxa de câmbio que, segundo os objetivos de sua política econômica, é a mais adequada para o país.
Hoje o Brasil usa o Câmbio Flutuante.
Um dos exemplos do poder da oferta e demanda sobre a valor da moeda pode ser visto no ano de 2009, quando o mundo estava em crise econômica e o Brasilfoi um dos países menos abalados por este problema. Isto fez com muitos investidores estrangeiros transferissem seu dinheiro pro Brasil, gerando uma alta oferta de moeda estrangeira, principalmente do dólar. A alta oferta fez com que as moedas estrangeiras se desvalorizassem em relação do Real.
2- Explique as funções dos Corretores, dos Bancos e dos compradores e vendedores do Mercado de cambio.Os corretores de câmbio são intermediários dos operadores de câmbio e dos clientes. Os bancos fazem as intermediações entre os compradores e vendedores. Compradores são os importadores, investidores, devedores de empréstimos, compradores de serviços ou títulos estrangeiros, turistas e especuladores. Todos aqueles que desejam adquirir divisas. Vendedores são os exportadores, investidores,tomadores de empréstimos no exterior, vendedores de serviços, turistas e, às vezes especuladores. Todos aqueles que desejam vender divisas.
3- Explique com suas palavras câmbio pronto e câmbio travado.
Câmbio Pronto Consiste na contratação de operações de câmbio em que o Banco compra moeda estrangeira, para entrega de recursos em reais (compra), em até dois dias úteis, decorrentes de vendas ouserviços prestados no exterior, respeitando-se as determinações regulamentares do Banco Central do Brasil.
Câmbio travado é a operação de câmbio de exportação, contratada para liquidação futura, sem a concessão de adiantamento. Pode ser contratado antes ou após o embarque da mercadoria: para contratação de câmbio pré-embarque: a antecipação máxima é de 360 dias em relação ao embarque da mercadoria. Paraa contratação de câmbio pós-embarque: a antecipação máxima é de 180 dias após o embarque.
4- Explique com suas palavras: posições de câmbio nivelada, comprada e vendida. E comente se o banco estiver com posição comprada está especulando o quê?
Quando a posição está comprada é porque houve mais fechamentos de câmbio de compras (exportações, transferências do exterior, turismo no País, coberturainterbancária). Em todas essas operações, o Banco é o comprador das moedas estrangeiras e o cliente é o vendedor. Assim sendo, o Exportador vende moeda estrangeira ao banco e recebe reais, tudo convertido pela taxa de câmbio da contratação. Nesse tipo de posição, o risco do Banco é decorrente de queda na taxa de câmbio. Quando a posição está vendida é porque houve mais fechamentos de câmbio devendas (importações, transferências para o exterior, turismo no exterior, repasse interbancário). Em todas essas operações, o Banco é o vendedor das moedas estrangeiras (dólar, euro, iene, etc.) e o cliente é o comprador. Dessa forma, quando o importador compra uma máquina no exterior, ele precisa de dólares para pagar essa máquina. Então o banco faz-lhe a venda respectiva. Tudo convertido pela...
tracking img