Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBSERVAR PARA EDUCAR


Autor (Joana D´arc Soares Barbosa)


Prof. Orientador: Ana Maria de Sousa Santos


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (LED0085) – Estágio
27/04/2012


1 - INTRODUÇÃO


O presente memorial apresenta informações importantes que foram adquiridas com as observações do estágio deJoana D´arc Soares Barbosa, do Curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura da Universidade Leonardo da Vince – Uniasselvi no ano de 2012. O estágio aconteceu no Colégio Estadual João Honorato, entre os dias 28 de março a 04 de maio de 2012. Neste período foram observadas 10 aulas no Ensino Fundamental II e 10 aulas no Ensino Médio.
Foi observado a matriz Curricular, o PPP ePDE da Unidade Escolar, que serve para orientação das atividades realizadas. E as aulas de duas professoras: Josinélia Ramos Lopes, Juarina Bispo Ferreira Henrich e Júnia Maria Chaves de Brito Oliveira, onde descreverei de forma sucinta a rotina das aulas, o que foi trabalhado e minhas conclusões. Não só aulas, mas a realidade dos alunos, os recursos tecnológicos que a escola dispõe, bem como opúblico alvo.
O referido relatório de estágio tem como objetivo analisar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente escolar.
O estágio é de suma importância para meinstrumentalizar como profissional da educação, para que eu possa me familiarizar com a prática em sala de aula, conviva com alunos e professores e me habitue ao ambiente escolar com seus desafios, dificuldades, mas também repleto de alegrias e realizações. Ao observar as aulas vi que irei avançar um patamar acadêmico e profissional com novos conhecimentos e experiências positivas.


2DESENVOLVIMENTO

2.1 – Caracterização da Instituição
O colégio Estadual João Honorato, foi fundado em maio de 1968, e recebe esse nome em homenagem ao dominicano João Honorato Pinheiro, filho do Coronel Jacinto Pinheiro e Joaquina Alexandrina de Oliveira Pinheiro. João Honorato, pessoa de família influente na comunidade, sempre fez jus ao nome, era pessoa culta e falava francês fluentemente. Foideputado estadual na cidade de Goiás Velho ( Vila Boa), antiga capital do Estado de Goiás, antiga capital do estado de Goiás. Faleceu ainda no exercício de seu mandato, ficando para a comunidade seu nome gravado nesse colégio.
A história começa com o grupo escolar, que funcionava apenas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, situado à Praça das Flores. Na época o então prefeito Edson Pinheiro,vendo a necessidade de uma ampliação do ginásio que atendesse a demanda local e circunvizinha, deu impulso à construção de um novo prédio. Outrora construído nesta mesma Praça das Flores, onde atualmente abriga a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.
A população cresceu e com isso aumentou a procura pela Educação, então com o empenho e apoio do prefeito Rosendo Celestino Chaves,foi construído um novo prédio, situado à Avenida Presidente Vargas. Sendo uma obra do estado com apoio da prefeitura Municipal. Com essa obra unificou o Grupo Escolar e o Ginásio São Domingos, denominando assim de Escola Estadual João Honorato.
Foram gestores no Colégio Estadual João Honorato: Pe, Geraldo Chiarini Ferraciolli, Domingos Pinto de oliveira, Alfredo Fernandes Neto, VálberChaves, Odelita de Almeida Oliveira, Rubéns Pinheiro Chaves, Neiva Veras da Silva Lima, Ivanilde Ferreira Rêgo, Maria Bonfim de Oliveira, Dirce Magalhães Chaves, Domingos Jacinto de Oliveira Neto, Maristela de Sousa Ribeiro Neres, Júnia Maria Chaves de Brito Oliveira e hoje esta sob a direção da professora Queila Nere dos Santos.
O Colégio Estadual João Honorato conta com material de auxílio...
tracking img