Disco nutante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCO NUTANTE
Este tipo de medidor é utilizado principalmente para medidores de vazão de água, sendo utilizado principalmente em resistências. O líquido entra no medidor através da conexão de entrada, passa por um filtro indo ao topo da carcaça principal. O fluido então se movimenta para baixo, através da câmara de medição, indo até a base do medidor e daí a conexão da saída do medidor. Omedidor de disco nutante foi um desenvolvimento dos medidores volumétricos aplicado mais á medidores de bitolas maiores. Os prós e contras são os mesmos que os medidores de pistão.

O movimento do disco é controlado de tal forma que quando o líquido entra na câmara de medição, impele o pistão de medição o qual efetua um movimento de nutação completa em cada rotação. Estes movimentos são transmitidospor um conjunto de engrenagens ou acoplamento magnético ao indicador. Esses medidores possuem uma câmara com formato de setor esférico, com duas aberturas laterais separadas por uma parede divisória. O seu interior é constituído por um disco que se movimenta com a passagem da água.O registro no medidor é realizado pela transmissão ao mecanismo de transmissão, do movimento circular do pinolocalizado na parede central do disco

Indicado para medição de fluidos industriais tais como produtos químicos, óleo diesel, petróleo, querosene, álcool, óleos lubrificante, água industrial, produtos alimentícios em especial no recebimento e entrega de caminhões de Gás (GLP).

PISTÃO ROTATIVO

No medidor de pistão rotativo, um cilindro gira excentricamente dentro de uma câmara, também cilíndrica,deslocando volumes bem definidos do fluido a cada rotação de um eixo central. São dimensionados e especificados conforme as características dos fluídos a serem medidos e suas aplicações, podendo trabalhar em temperaturas ambiente ou elevadas. O grande diferencial dos medidores volumétricos é que eles efetuam a medição de fluídos muito viscosos com grande precisão, eficiência e baixo custo demanutenção, pois possuem apenas uma peça móvel.

São medidores compactos, sendo normalmente fabricados em bitolas menores (de 10mm ou 3/8” a 25mm ou 1”), muito embora ainda se encontrem medidores de 50mm (2”) e até 80mm (3”), principalmente nos EUA e Grã Bretanha, onde o uso desse tipo de medidores é generalizado.

Os medidores de vazão tipo Pistão Rotativo são indicados para diversas aplicações,principalmente para medir a vazão de fluídos com alta viscosidade como o óleo de milho, açúcar invertido, gordura animal, óleo BPF, aditivos com alto grau de sedimentação, entre muitos outros. Este equipamento não possui leitura local, somente emissão de sinal. Neste caso a visualização do volume escoado poderá ser feita através do módulo controlador CDM-100, com indicação de volume total escoado,alimentação 220 Vac, ou o sinal poderá ser enviado diretamente a um sistema informatizado (CPL).

A principal característica desse tipo de medidor é seu funcionamento eficiente em vazões muito baixas (medidores volumétricos são normalmente produzidos para classes metrológicas C e D) e a virtual insensibilidade às condições de instalação. Um medidor de ½” de vazão nominal de 1,5 m3/h pode atingirno início de funcionamento a vazão de 1 L/h. Os medidores do tipo volumétrico permitem instalação de dispositivos acessórios (emissores de pulsos, encoders de leitura remota) sem alteração na qualidade de medição do instrumento, sendo por isso mesmo muito utilizados em levantamentos e trabalhos de levantamento de perfil de vazões em consumidores.

A grande desvantagem desses medidores reside nofato de que o pistão rotativo e a câmara trabalham com folgas muito controladas (o pistão é muitas vezes retificado), o que sujeita o medidor a travamentos freqüentes caso o fluido medido possua sólidos em suspensão. Tal problema é particularmente preocupante em sistemas muito grandes ou com recursos limitados de manutenção, pois o travamento do medidor provoca o corte de suprimento do fluido,...
tracking img