O ensino da batalha dos guararapes nas turmas de 7° ano do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO






Artigo de Produção Científica intitulado O Ensino da Batalha dos Guararapes nas turmas de 7º Ano do Ensino Fundamental: Um estudo de caso, apresentado pelo aluno Gilson Almeida de Melo, do curso de História – 6º período para obtenção de nota na disciplina Projeto de Produção Científica Histórica, lecionada pela Professora, Gissele VianaCarvalho.




Recife
2012

RESUMO


O presente artigo tem como finalidade compreender como o ensino da Batalha dos Guararapes é ensinado nas turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental na Escola pública Oscar Moura situada no município do Jaboatão dos Guararapes. Nosso interesse por este tema surgiu em razão da comemoração anual da Batalha (expulsão dos Holandeses no Brasil- 1648 e 1649), queocorre no monte dos Guararapes e que mobiliza toda a cidade e cidades circunvizinha. A metodologia pensada para o projeto de pesquisa foi desenvolvida a partir de três visitas na Escola Oscar Moura. Foram feitos questionários para a direção da escola, professores de história e alunos. Os resultados apontaram que a escola não trata dessa temática. A direção da escola diz que não há nenhumprojeto didático organizado pela direão-coordenação,os professores argumentam que seguem os conteúdos do livro didático e os alunos desconhecem a comemoração como conteúdo abordado nas aulas de história.



Palavras chaves: Batalha dos Guararapes, ensino, micro-história


INTRODUÇÃO


Na minha trajetória como professor-estagiário numa escola pública na cidade do Jaboatão dos Guararapes-PE,observei que o ensino de história limitava-se ao estudo no livro didático.
Isso me chamou bastante atenção, pois na sala dos professores procurei conversar com alguns professores de história sobre o ensino dessa disciplina e fui surpreendido com o consenso de que o ensino é limitado ao livro didático.
Quando questionei sobre outros recursos, como por exemplo: Instrumentos tecnológicos,pesquisas, trabalho em grupo, visitas em locais históricos (museus, igrejas, feira livres, etc.), os professores disseram que com o passar dos anos nos acostumamos a não dar atenção ao que se ensina na faculdade. Para eles isso é um sonho que não se aplica na escola, no seu dia a dia o que se tem de verdade é o livro didático e alunos que não querem estudar.
Após essa longa conversa com meus colegas detrabalho, procurei entendê-los, mas tentei trazer um pouco para a sala de aula o entusiasmo e os ensinamentos da professora Anna Elizabeth que tem sido de grande relevância para aprimorar meu conhecimento acadêmico e dessa forma me tornar um professor-pesquisador na sala de aula de uma escola pública.
Como o tema da História Regional era debatido por nós na faculdade, verifiquei que a históriada cidade não era vista como um aspecto importante na escola, uma vez que na biblioteca havia exemplares de um livro com a história da cidade, mas os alunos diziam que nunca foi trabalhado na sala de aula. Assim, achei oportuno pesquisar com os estudantes a história da cidade, de forma que pesquisaram, fizeram trabalho em grupo, apresentaram seminários e encenaram uma peça teatral. Um dosaspectos que mais chamou a atenção dos alunos foi a Histórica da Batalha dos Guararapes na vida deles.
Assim, o tema da Batalha dos Guararapes foi tratado de forma diferente, através de debates, entrevistas com pessoas da comunidade. Isso permitiu muitas descobertas sobre a cidade em que residimos. Eu e os alunos pudemos apreciar, conhecer e descobrir, que assuntos dessa natureza são de granderelevância para o conhecimento da história. Como estava procurando um tema para meu Projeto de Produção Científica, fui motivado pelo envolvimento dos alunos, a pesquisar sobre como o tema da Batalha dos Guararapes é ensinado na escola. Na nossa pesquisa vimos que no local onde a batalha aconteceu (o Monte dos Guararapes), todos os anos há um grande espetáculo teatral que mostra o reconhecimento do...
tracking img