Melhoria continua, fazer melhor a cada dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Melhoria Continua
Fazer Melhor A Cada Dia

Anderson Silveira da Silva
Lauro Edson da Cás

Resumo: Este artigo tem como finalidade, apresentar de uma forma clara e concisa, o processo de melhoria continua nas empresas, como forma de aperfeiçoamento constante em busca da excelência e aprimoramento em suas operações, tendo como meta a satisfação do cliente e o aumento de seu capital. Nocapitulo um. ENTENDENDO OS CONCEITOS E REFLEXÕES DE MELHORIA CONTÍNUA são abordados os conceitos e as peculiaridades do Kaizem, sua filosofia ligada à cultura da participação de todos, suas características e a sua importância imprescindível para a sobrevivência da empresa. Já no capitulo dois. EM BUSCA DA MELHORIA CONTINUA. TÉCNICAS E ABORDAGENS são tratadas Técnicas e aperfeiçoamentos, propondo àimplantação de um sistema de controle da qualidade em que serão usadas ferramentas, de modo que o processo de melhoria continua seja feito de uma forma metódica, a fim de que as pessoas deixem de ser conhecedoras das ferramentas da qualidade e passem a dominar este método. Os benefícios da pratica da melhoria continua, estão compelidos no capitulo três. A MANUTENÇÃO DA MELHORIA CONTINUA E OS RESULTADOSESPERADOS,em que de uma forma ma breve são apresentados a importância e os resultados de tal pratica.

Palavras chave: Kaizem; PDCA; Melhoria continua; TQC; MASP; 5W2H; Qualidade


Introdução: Em meio a um mercado globalizado, e com clientes cada vez mais exigentes, buscar maneiras de reduzir custos, sendo desta forma mais produtivas, acaba sendo a saída para as empresas se manteremcompetitivas neste mercado, onde quem produz não tem o controle de seu preço, pois, devido à concorrência é o cliente que acaba por determinar este valor. E o que vai determinar a venda de seus produtos neste mercado, será seu “diferencial competitivo”, ou seja, a qualidade de seu produto ou mesmo seu preço inferior as demais o fará competitivo a ponto de ter a preferência do cliente.
Como o objetivode uma empresa ou organização é (antes mesmo até de vender) a obtenção de lucro, reduzir custo, gastos operacionais, desperdício etc... acaba por ser a maneira mais viável e sensata de alcançar seu objetivo. E atualmente o modo que muitas empresas adotam para gerenciar suas reduções de custos, é chamado de melhoria continua ou kaizem.
O conceito de melhoria continua (em Japonês: kai‐zenque literalmente significa “boa mudança”) há muito que é tido como uma das formas mais eficazes para melhorar o desempenho e a qualidade nas Organizações. Independentemente de se tratar de uma empresa industrial, uma empresa consultora, a melhoria contínua irá garantir a qualidade superior de seus serviços e produtos.
A Implantação de uma cultura de permanente melhoria (caracterizada pelaInsatisfação das pessoas envolvidas e pela constante busca de melhores resultados) será uma base sólida, para uma empresa ou organização ser mais eficiente em seus processos de produção. E esta forma de pensar, será a o ponto forte para que a empresa se torne mais produtiva.
1. ENTENDENDO OS CONCEITOS E REFLEXÕES DE MELHORIA CONTÍNUA.

Primeiramente, é Notório que se apresente um conceito para atemática da melhoria continua: Sendo conhecida também como kaizem, (palavra originada do japonês que tem como significado Mudança Kai e bom para melhorar Zem) podendo assim dizer que indica as melhores mudanças. “Melhoria contínua é um processo, em toda a empresa, focado na inovação incremental e contínua” (CAFFYN & BESSANT, 1996)
Falando em relação às empresas, melhoria é uma mudança positiva quepode ser notada no desempenho do sistema de negócios. Podendo por assim dizer que, para que uma mudança seja reconhecida como melhoria, ou não, deve ser feito uma avaliação geral sobre o desempenho da empresa.

De acordo com Costa Junior (2008, pag.27)

O melhoramento continuo não deve ser visto como um indicador de desempenho, com a qual procuramos medir a taxa de melhoramento, mas sim...
tracking img