Aspecto relevante da teoria de piaget

Aspectos relevantes da teoria de Jean Piaget para a educação
As teorias de Jean Piaget, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência deEpistomologia Genética (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) que é caracterizada como interacionista.
A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada coma complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. A teoria psicogenética desperta nos educadores enormesinteresses devido a vários fatores, por: descrever as características do pensamento sensório-motor, pré-operatório, concreto e formal; apresentar uma análise sistemática da gênese das noções básicas dopensamento racional (espaço, tempo, causalidade, movimento, lógica das classes, lógica das relações, etc.) ; abordar como se dá o desenvolvimento e aprendizagem ; explicar como se dá assimilação eacomodação conflito cognitivo.
Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O que implica os dois polos da atividade inteligente:assimilação e acomodação.
Segundo ele o pensamento infantil passa por quatro estágios desde o nascimento até o início da adolescência,quando a capacidade de raciocínio é atingida, são elas:Estágio sensório-motor (0 – 2): A inteligência trabalha através das percepções;
Estágio pré-operacional (2 - 7): Surgimento da linguagem do desenho, imitação, dramatização etc.. ;
Estágio operacionalconcreto (7 – 11): Período em que o indivíduo consolida as conservações de números, capaz de ordenar elementos por seu tamanho;
Estágio operacional formal (11 – em diante): É o ápice do desenvolvimentoda inteligência e corresponde ao nível de pensamento lógico-matemático.
A importância de se definir os períodos de desenvolvimento da inteligência reside no fato de que, em cada um destes...
tracking img