Trabalho kaizen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
FAMETRO

MANAUS-AM
MARÇO-2012

















Trabalho apresentado a Faculdade Metropolitana de Manaus como pré-requisito naobtenção de nota da disciplina: Administração da Produção, Turma: Adm 101n03.

Orientador: Profº Cid Oliveira.

MANAUS-AM
MARÇO-2012

Introdução 

Percebe-se que no percurso da história, podem-se observar diversos meios alternativos de organizar a forma de trabalho, especialmente os meios produtivos, que uma vezcontextualizados certamente foram condicionados por fatores culturais, econômicos, sociais e de ordem organizacional. Em dias atuais o processo de globalização tem interferido diretamente junto às definições da forma de trabalho, já que o resultado deste processo é a competição. Neste sentido, novos conceitos e novas práticas surgem em formatos de modelos que buscam essencialmente a otimização dosprocessos, e isso se faz para atender clientes cada vez mais exigentes em termos de qualidade, preço e serviços. De fato, os resultados serão os ganhos de lucros cada vez maiores em longos prazos. Estes conceitos e práticas têm representado as divisas entre uma empresa ótima e seus clientes altamente satisfeitos, pois se cria uma trama de relacionamento de parceria do tipo ganha-ganha.Visualizandoa linha de evolução, observa-se que a metodologia Kaizen usada em um sistema de manufatura, do qual é uma abordagem estruturada e sistêmica com o objetivo de garantir que os processos organizacionais satisfaçam as necessidades e expectativas dos clientes continuamente em longo prazo, é um caminho fundamentalmente importante para o nível de competitividade da empresa.
Discutir erefletir sobre a metodologia Kaizen tem sido um grande desafio e não o bastante se encontra uma grande quantidade e variedade de publicações que legitimam o grau de importância deste tema, tanto no meio acadêmico (produções científicas) como no meio empresarial (experiências práticas de melhorias contínuas).Dessa forma, visando o aumento do nível de discussão sobre os modelos de produção que utilizam ametodologia Kaizen, os quais têm se mostrado efetivos, este estudo tem por objetivo apresentar e discutir esta metodologia sendo usada em uma empresa de autopeças, referenciando os diversos indicadores de desempenho como bases de sustentação para a garantia de sucesso da metodologia e modelo apresentados.

KAIZEN
O termo Kaizen é formado a partir de KAI, que significa modificar, eZEN, que significa para melhor. O Kaizen foi introduzido na administração a partir de 1986 por Masaaki Imai e tem sido associado à idéia de melhoria continua, não só no trabalho como também no lar e na vida social.
O exemplo de outras idéias lançadas pelos japoneses, como o just-in-time, os conceitos iniciais do Kaizen se expandiram para uma filosofia organizacional e comportamental.É, pois, uma cultura voltada à melhoria continua com foco na eliminação de perdas em todos os sistemas de uma organização e implica na aplicação de dois elementos, ou seja, na melhoria, entendida como uma mudança para melhor e na continuidade, entendida como ações permanentes de mudança. Assim, não deve haver um único dia sem alguma espécie de melhoria na empresa.
São várias as forçasque agem no sentido contrário ao Kaizen, em que o comodismo constitui um verdadeiro “balde de água fria” nas tentativas de mudança para melhor. Abaixo estão relacionados alguns dos motivos que “esfriam” as ações do Kaizen, desmotivando aqueles que querem mudar para melhor:
* Estou muito ocupado para estudar o assunto!
* É uma boa idéia, porém prematura!
* Não está previsto no...
tracking img