Melanie klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Melanie Klein nasceu em 1882 e morreu em 1960, desenvolveu uma escola de psicanalise na Inglaterra. Ela foi uma teórica das relações de objeto, autora da teoria do “desenvolvimento psicossexual epsicopatologia”. Sua teoria na psicopatologia, diz que a agressão inata excessiva ou a reação psíquica a agressão era a causa de distúrbios emocionais severos como os tratamentos psicóticos Foi umapioneira em análise infantil, mas excluiu os pais do tratamento porque acreditava que o problema fundamental era intrapsíquico

Teoria da Personalidade: Melanie concordou com Freud em que a agressão e alibido são os dois instintos básicos, também concordou que o instinto agressivo é uma extensão do instinto de morte e a libido uma extensão do instinto de vida. Ela acreditava que o instinto de morteé traduzido após o nascimento, a agressão e a libido são expressas desde o nascimento
Embora o instinto de morte seja em grande parte projetado com medos paranóides, parte dele funde-se com a libido,dando lugar a tendencias masoquistas.
Desde o momento do nascimento, o ego tenta preservar uma visão de si mesmo como apenas uma fonte de prazer e sentimentos positivos; tensão e desprazer sãoprojetados sobre objetos que são então vistos como persecutórios.

Teoria do Ego: O ego tanto experimenta como se defende contra a ansiedade. A ansiedade é a resposta do ego ao instinto de morte.
Osprincipais meios de crescimento do ego e defesa do ego são projeção e introjeção, os quais integram o ego e neutralizam o instinto de morte.
Experiências desagradáveis e emoções associadas a objetosexternos e introjetados são dissociadas de experiências e emoções agradáveis através de um processo de cisão.
A eventual síntese de bons e maus objetos parciais capacita o crescimento de ego e aintegração da realidade. Se a agressão predomina sobre a libido, a idealização ocorre e a cisão é reforçada.
Idealização é a operação defensiva que preserva objetos internos e externos todos bons, deste...
tracking img