Meio de contraste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Radiologia e Meios de Contraste
Introdução
Passar por qualquer tipo de tratamento diagnóstico pode ser uma experiência preocupante, principalmente se você ou alguém muito próximo vivenciou uma situação como essa antes. Muitos procedimentos são totalmente inócuos e indolores, mas é com eles que você tem mais informações para conseguir entender melhor o que está acontecendo.
A Schering é lídermundial neste tipo de tratamento - por meio do qual o diagnóstico "interno" do paciente utilizando uma ampla variedade de técnicas de imagem é melhorado consideravelmente pelo uso de modernos agentes de imagem. A Schering sempre esteve muito envolvida neste tipo de tratamento no último século e desenvolveu uma grande variedade de meios de contraste que auxiliam os médicos a produzir diagnósticoscom mais precisão.
Embora o exame de raios-x seja a técnica de imagem mais conhecida e comum, não é o único procedimento para "avaliar dentro" do corpo humano. Há vários outros métodos não invasivos para examinar o interior dos pacientes, como ressonância magnética, ultra-sonografia ou métodos usados em medicina nuclear.
A idéia básica para o desenvolvimento de meios de contraste para osdiferentes tipos de procedimentos de imagem é possibilitar o diagnóstico precoce de doenças. Fique à vontade para aprender mais sobre esses procedimentos inovadores nas próximas páginas.
Raios-X
Raios-X sem mistério
A técnica de raios-x é um processo de imagem freqüentemente utilizado na medicina ficando atrás somente da ultra-sonografia. Porém, enquanto ondas eletromagnéticas de alta energia comcurtos comprimentos de onda são excelentes para a visualização de estruturas densas, como ossos, o reconhecimento dos órgãos de tecido mole é muito menos preciso. Sua imagem aos raios-X dificilmente difere daquela da área circundante. Foi este problema que estimulou pesquisas sobre o meio de contraste que poderia ajudar os médicos a distinguir detalhes dentro e entre órgãos de tecido mole.

Por queos meios de contraste são necessários?
Dois órgãos de densidade e número atômico médio semelhantes não são distinguíveis aos raios-X. Os meios de contraste são, portanto, necessários para criar um contraste artificial entre o órgão a ser diagnosticado e o tecido circundante. Todos os meios de contraste são baseados no princípio de suspensão ou solução atóxica que contém proporção significativa deelementos com alto número atômico - como o meio de contraste contendo iodo. Quando raios-X atingem iodo em um meio de contraste, a área aparece branca no filme de raios-x e então destaca o detalhe do órgão por onde se espalhou.

Como são utilizados os meios de contraste?
Há vários exames radiológicos em prática atualmente que envolvem o uso de meios de contraste. Alguns dos mais comuns sãodescritos seguir.

Angiografia
O procedimento radiológico que investiga a condição dos vasos sangüíneos é chamado angiografia. Uma distinção entre arteriografia e venografia é geralmente feita, dependendo se artérias ou veias estão sendo examinadas.

Arteriografia
Na arteriografia, o meio de contraste é administrado dentro da artéria, que a torna opaca aos raios-X. O fluxo natural do sanguetransporta o meio de contraste e, tirando um número de radiografias, o radiologista pode obter uma série de imagens semelhantes a um mapa de estradas do suprimento sangüíneo de um órgão ou membro. Estreitamento ou obstrução localizada de uma artéria podem então ser identificados e o tratamento intervencionista ou cirúrgico apropriado pode ser possível (ver radiologia intervencionista).

Venografia(Flebografia)
As veias levam sangue ao coração, portanto, pela injeção de um meio de contraste em uma veia periférica, um mapa preciso do fluxo sangüíneo em um membro pode ser obtido. O maior tamanho e maior número de veias periféricas, e o fato de o fluxo de sangue ser mais lento nas veias que nas artérias significa que é comum para o radiologista obter várias radiografias de cada área do...
tracking img