Projeto ama – atividades motoras adaptadas – da universidade paranaense - unipar toledo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO AMA – ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS – DA UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR TOLEDO

Aline Miranda Strapasson; Décio Roberto Calegari; Mariane Borges; Fernando Rosch de Faria; Fábio Bentos dos Santos e Fábio Bremm.
Universidade Paranaense – UNIPAR CAMPUS TOLEDO e Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
INTRODUÇÃO

O Projeto AMA – Atividades Motoras Adaptadas, é um Projeto deExtensão Universitária, desenvolvido pela Universidade Paranaense – UNIPAR, desde o ano de 2000, oferecendo à comunidade de Toledo - PR e região a oportunidade de praticar atividades físicas, esportivas e recreativas adaptadas.
Este trabalho tem como objetivo geral: Apresentar o Projeto AMA – Atividades Motoras Adaptadas e como objetivos específicos: Citar as deficiências dos participantes do Projeto;Apresentar e descrever as atividades desenvolvidas no Projeto; Proporcionar a inclusão social através das atividades desenvolvidas e Articular a teoria e a prática, ampliando a área de atuação dos acadêmicos da UNIPAR participantes.
As atividades que estão sendo oferecidas no ano de 2010 são: Handebol em Cadeira de Rodas; Badminton Adaptado; Atividades recreativas; Natação e AtividadesAquáticas.
Este Projeto apresenta grande repercussão e divulgação, demonstrando o compromisso da Universidade com a comunidade, configurando-se como uma das principais ações de responsabilidade social da Instituição.

METODOLOGIA

Nosso estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com abordagem histórica.
O plano de trabalho do Projeto AMA, divide-se em: divulgação aos discentes daUniversidade, seleção dos acadêmicos, treinamento dos acadêmicos, divulgação na comunidade Toledense e região (Escolas regulares e especiais, Associações de Deficientes, entre outros) e atividades propriamente ditas.
Nesse ano (2010), contamos com a participação de 50 acadêmicos voluntários do Curso de Educação Física e de aproximadamente 160 pessoas com deficiência, com idades variadas entre 01 a 55 anos.As atividades e os horários de atendimento semanal são:
• Handebol em Cadeira de Rodas (2ª, 4ª e 6ª das 19 as 21hs);
• Badminton Adaptado (3ª e 5ª das 17:30 as 19hs);
• Atividades Aquáticas (4ª das 8:30 as 9:50hs e das 14:30 as 15:50hs); e
• Natação (4ª das 9:50 as 10:30 e das 15:50 as 16:30).
• Atividades recreativas para surdos (2ª e 5ª das 15:30 as 16:30hs);
• Atividadesrecreativas para pessoas com transtornos mentais (6ª das 15:30 as 16:30hs);
As referidas atividades são planejadas e desenvolvidas na UNIPAR Campus II, exceto as atividades recreativas para surdos, que acontece na APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), devido a dificuldade da Escola em levar seus alunos à Universidade Paranaense.

RESULTADOS
1. DEFICIÊNCIAS

As deficiênciasdos alunos participantes do projeto são: Deficiência Mental; Síndrome de Down; Transtornos Mentais; Deficiência Física e Deficiência Auditiva.

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

2.1 - Handebol em Cadeira de Rodas (HCR)
Foram criadas duas modalidades no Handebol em Cadeira de Rodas, que são:
HCR7 - As regras são semelhantes às do jogo de handebol tradicional. HCR4 - As regras são semelhantes àsdo jogo de handebol de areia. Ambas possuem algumas modificações que levam em consideração a cadeira de rodas, a mecânica da sua locomoção e a necessidade de se jogar sentado.
As principais adaptações nas duas modalidades são: a cadeira de rodas; a trave, que tem uma redução de 40 centímetros em sua altura, não é permitido colocar a bola sobre o colo para deslocar-se, há tolerância de 3 segundosde posse de bola, os três passos do handebol convencional são caracterizados através de três impulsões na cadeira de rodas e cada atleta tem uma classificação funcional, com pontuação de 0,5 a 5,0 pontos (a soma dos atletas em quadra no HCR7 não pode ultrapassar 18 pontos e no HCR4 14 pontos).
Para maiores informações sobre as regras, sugerimos a verificação no livro “Handebol em Cadeira de...
tracking img