Estudo da necessidade de capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo da Necessidade do Capital de Giro

1 – Conceito de Capital de Giro
O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capitaldisponível para condução normal dos negócios da empresa. Necessita de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa.
O volume decapital de giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, política de crédito e do nível de estoque mantido. O Capital de Giro precisa de recursos para seu financiamento, ou seja,quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros.
Assim como o ativo fixo como plantas e equipamentos, o capital de giro éconsiderado uma parte do capital operacional.

2 – Fatores que interferem no Capital de Giro
Alguns fatores provocam ou modificam o volume do Capital de Giro em uma empresa impondo algumas dificuldadespara sua manutenção diante da empresa, os principais são:
- Redução de vendas;
- Crescimento da inadimplência;
- Aumento das despesas financeiras;
- Aumento de custos;
- Desperdícios de naturezaoperacional.
O CDG também é um conceito econômico-financeiro e não uma definição legal, constituindo uma fonte de fundos permanente utilizada para financiar a ‘Necessidade de Capital de Giro’.

3 –Estudo da Necessidade de Capital de Giro
O estudo da Necessidade de Capital de Giro (NCG) tem uma grande importância, pelo fato de fornecer informações das atividades operacionais, para futurastomadas de decisões e formas de financiamento das aplicações de recursos, que serão tomadas pela empresa.
O NCG esta diretamente ligada ao ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, anecessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira....
tracking img