Descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
René Descartes.

Nasceu em 32 de Março  1596 em La Haye, numa família nobre dedicada à medicina e ao comércio. . De 1604 a 1614, estuda no colégio jesuíta de La Flèche, René teve formaçãofilosófica e científica. e decepcionado. Mas apesar disso entrou para a Universidade de Poitiers, curso de direito, e se formou, se alistou nas tropas holandesas de Maurício de Nassau. Descartes tinha umaligação com a Holanda, e foi combater os espanhóis. Teve uma forte amizade com um entusiasta da Física e da Matemática, Isaac Beckman.

Descartes resolvera viajar para procurar a verdade no Grande Livro doMundo. Em 1619 sai da Holanda e viaja pela Europa. Estava finalizando o seu Tratado sobre o Mundo e Sobre o Homem quando lhe veio a notícia da condenação de Galileu por suas teorias científicas. Comosua obra tinha um caráter inovador, que defendia a primazia da ciência, ela podia não ser bem aceita pela Igreja. E por isso Descartes resolveu não torná-la pública.

Descartes tinha um projetofilosófico. Cada vez mais ligado na matemática, queria associar as leis numéricas com as leis do mundo, resgatando a antiga doutrina pitagórica. Sua principal teoria afirmava-se na eficácia da razão.Queria refletir sobre a questão da autonomia da ciência e objetividade da razão frente ao Deus todo poderoso onde contrariava as escrituras sagradas.

Em 1620, renuncia à carreira militar e parte paraa Itália. Escreveu alguns trabalhos nesse tempo. Em 1637 publica o Discurso do Método- para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas ciências. Teve uma filha com Heléne Jans, essa filhamorreu com cinco anos. Seu nome era Francine e a dor 5

da perda afetou Descartes. Ao contrário do Discurso do Método, que foi escrito

em francês, Meditações foi escrito em latim. Seus pensamentossuscitavam muitas críticas. Princípios da filosofia foi dedicado à princesa Elizabeth de Boêmia. Em 1649 aceita um convite da rainha Cristina da Suécia e vai para lá, entregar os originais de...
tracking img