Meios de contrastes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Meios de Contrates

Introdução

Os exames contrastados são aqueles efetuados com a utilização do meio de contraste iodado iônico ou não- iônico e baritado. Tratam-se de meios radiopacosadministrados por via oral, ou intravenosa, vertical e retal , e , no exame de RX, eles aparecem em cor branca no local onde estiverem ou onde contrastarem as imagens de cor brancaapresentadas através da utilização dos meios de contrastes , são chamadas de imagens Radiopacas.

CONTRASTE IODADO IÔNICO E NÃO-IÔNICO

O contraste iodado iônico possui maiorosmoloridade do que o iodado não-iônico e é representado por diatrizoatos e iotalamatos. O contraste iodado não-iônico possui baixa osmolaridade e é representado por iopamidol e ioexol.
Ocontraste iodado iônico contém um composto molecular de base, o ácido benzóico, ao qual se ligam três átomos de iodeto (iodo); um cátion , que é um sal( sódio ou meglumina) e ajuda nasolubilidade do meio de contraste; e um ânion , diatrizoato ou iotalamato, que ajuda a estabilizar o contraste. Quando o contraste é injetado, o cátion ou o ânion se dissociam e ficam livres nacorrente sanguínea (elétrons livres), podendo, dessa forma, alterar a homeostase (equilíbrio osmótico) e causar reação alérgica.
O contraste iodado não – iônico, criado em 1984 nos EUA, contém umcomposto molecular base, grupo amida ou glicose que não são dissociáveis, ao qual se ligam três átomos de iodo ( e não mais o cátion).Quando administrado por intravenosa, não causamseparação de íons, por isso é chamado de não-iônico ( não produz íons – elétrons circulantes na corrente sanguínea), sendo mais difícil de alterar a homeostase e , consequentemente, tendo menorprobabilidade de causar reação alérgica.
O custo do contraste não-iônico é muito maior que o do contraste iônico, mas muitos centros médicos preferem usa-lo por causa da...
tracking img