Meios de contraste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 308 (76841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA RADIOGRÁFICA


SISTEMA DIGESTIVO

o sistema digestivo inclui todo o tubo digestivo e vários órgãos acessórios.

tubo digestivo

O tubo digestivo começa na (1) cavidade oral (boca); continua como (2) faringe,(3) esôfago, (4) estômago e (5) intestino delgado, e termina como o intestino grosso (6), que, por sua vez, termina como o (7) ânus.
A anatomia e o posicionamento daspartes (1) cavidade oral, até (5) duodeno, são descritos neste capítulo. O restante do intestino delgado, e (6) o intestino grosso e o (7) ânus, estão descritos no próximo capitulo.

órgãos acessórios

OS órgãos acessórios do sistema digestivo incluem as glândulas salivares, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar.

funções

O sistema digestivo realiza as três funções primárias aseguir:
1. A primeira função é a de ingestão e/ou digestão de alimento, água, vitaminas e minerais. O alimento é ingerido na forma de carboidratos, lipídios e proteínas.
Esses grupos complexos de alimentos devem ser quebrados, ou digeridos, para que haja a absorção.
2. A segunda função primária do sistema digestivo é a de absorver as partículas alimentares digeridas, juntamente com a água, asvitaminas e os elementos essenciais do tubo digestivo para o sangue ou os capilares linfáticos.
3. A terceira função é eliminar todos os resíduos alimentares na forma de produtos semi-sólidos nas fezes.




















































PROCEDIMENTOS RADIOGRÁFICOS BÁSICOS

Dois procedimentos comuns envolvendo o tratogastrointestinal alto são apresentados neste capítulo.
Esses exames radiográficos envolvem a administração de um contraste.
Esofagografia com Bário (Estudo da Faringe e do Esôfago)
O exame específico da faringe e do esôfago é chamado de esofagografia baritada. Esse exame avalia a forma e a função da faringe e do esôfago através do bário deglutido.
Seriografia Esôfago-Estômago-Duodeno - (SEED)
Oprocedimento utilizado para se estudar a porção distal do esôfago, estômago e duodeno em um só exame é chamado de serigrafia esôfago-estômago-duodeno (SEED). Designações alternativas para a seriografia esôfago-estômago-duodeno incluem seriografia do TGI alto. Uma radiografia PA de uma SEED é mostrada na Fig. 14.2.
O sulfato de bário misturado com água é o contraste preferido para todo o tubodigestivo. A área de densidade negativa (de aspecto branco) na radiografia indica o estômago e o duodeno preenchidos pelo sulfato de bário, que é o contraste.

















DEGLUTIÇÃO E PERISTALSE
O esôfago contém camadas bem desenvolvidas de músculo esquelético (circular e longitudinal) no seu terço superior, músculo liso e esquelético no seu terço médio e apenasmúsculo liso no seu terço inferior. Diferentemente da traquéia, o esôfago é um tubo normalmente colabado que se abre somente quando ocorre a deglutição. O processo de deglutição se continua no esôfago após ter sido iniciado na boca e na faringe. Os líquidos tendem a atravessar da boca e da faringe até o estômago apenas pela gravidade. O bolo alimentar de material sólido atravessa o esôfago porgravidade e com a ajuda dos movimentos peristálticos.
A peristalse é uma série de ondas de contrações musculares involuntárias que impulsionam o material sólido e semi-sólido através do tubo digestivo.
Um bolo sólido de sulfato de bário preenchendo todo o esôfago é visto na Fig. 14.10, ganhando o estômago tanto por gravidade como por peristalse.
O acúmulo de bário no estômago é visto nessaradiografia em PA. .
Um foco em maior aumento de uma radiografia na posição OAD visto na Fig. 14.11 demonstra o esôfago parcialmente preenchido com bário, com as constrições peristálticas normais mais evidentes nas porções média e superior do esôfago.
A relação do esôfago com o coração é vista nessas radiografias. O esôfago é imediatamente adjacente às bordas direita e posterior do coração....
tracking img