Meio ambiente sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA-POLO MACE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM ETAPAS 1 A 4

SUSTENTABILIDADE

Desafio de Aprendizagem - etapa 1

EDEZIO XAVIER DE ANDRADE JUNIOR – RA – 280743
FERNANDA J. LEODORO – RA - 205558
GLAUCIA NOGUEIRA DE SOUZA – RA - 263483
JOSE IVAN REGOS – RA - 280179
MARILZA P.O. COSTA – RA- 269503
PATRICIAGOMES FERREIRA – RA- 283580

Análise dos conceitos e aplicações da sustentabilidade na questão do planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município.
Sustentabilidade – comunidade que é capaz de se manter com os recursos naturais atuais sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O sistema se auto-regenera no menor espaço de tempo possível.Sustentabilidade “Ambiental –” Conceito refere-se às condições sistêmicas, segundo as quais, em nível regional ou planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseiam tudo o que a resiliência do planeta permite e ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido a gerações futuras”. (Manzini & Vezzoli, 2005)
Planejamento Ambiental –Podemos conceituar planejamento ambiental como instrumento de ação com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de uma determinada região . Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões. Definição essa pode também englobar o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhoriasambientais.
Segundo R.F. Santos (2004), o planejamento ambiental pode ser definido como o “ planejamento de uma região, visando integrar informação, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizar seu uso através de uma linha ética de seu desenvolvimento”.
Saneamento básico e Planejamento Ambiental
Desde que as cidades foram crescendo em tamanho e população de forma desordenada, sem planificaçãonenhuma foram-se acumulando os problemas sociais, principalmente os de saúde pública. Esse crescimento desordenado das cidades vem contaminando e poluindo os mananciais de água potável que a abastecem e cada vez mais tem-se que buscar água mais longe de onde estão as cidades favorecendo assim uma expansão da poluição dos rios.
Esse crescimento das cidades nem sempre vem acompanhado do desenvolvimentohumano e em função disso a uma proliferação de doenças infecto-contagiosas, falta de acesso a educação, alimentação e o direito a uma vida digna. Isso ocorre porque essas cidades não foram planejadas principalmente em relação ao uso dos seus recursos naturais . O acesso da população à saúde passa, necessariamente pelo binômio abastecimento de água e saneamento básico.
Saneamento básico é oprincipal item de saúde pública, pois ele ajuda no controle de doenças tais como, gastroenterite, cólera, a leshmoneose, malária, esquistossomose, diarréias. Nas regiões onde falta o saneamento básico os índices de mortalidade infantil e morbidade das pessoas são os mais altos. Por isso o processo de planejamento ambiental onde está incluso o saneamento básico é importante pois ele ajuda no controledessas doenças.
“A área da saúde também depende de um meio ambiente saudável, inclusive da existência de um abastecimento seguro de água, de serviços de saneamento e da disponibilidade de um abastecimento seguro de alimentos e de nutrição adequada. Atenção especial deve ser dedicada à segurança dos alimentos, dando-se prioridade à eliminação da contaminação alimentar; a políticas abrangentes esustentáveis de abastecimento de água, que garantam água potável segura e um saneamento que impeça tanto a contaminação microbiana como química; e à promoção de educação sanitária, imunização e abastecimento dos medicamentos essenciais”.  (Agenda 21)
O saneamento básico é a medida de saúde pública mais eficaz quando se fala em prevenir doenças e reduzir gastos hospitalares, ou redirenciona-los....
tracking img