Apostila cobol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMAÇÃO II
Prof. Lúcio Andrade Resumo de Linguagem COBOL

INTRODUÇÃO A palavra COBOL é a abreviação de Commom Busines Oriented Language. Esta é uma linguagem de computador orientada para negócios. As regras que comandam o uso da linguagem a fazem aplicável a problemas comerciais. Criada em 1959, tem passado por grandes e constantes aperfeiçoamentos, inclusive com versões WINDOWS. Todas asinstruções são codificadas em inglês, em vez de códigos complexos. São programas mais extensos, porém mais claros e de mais rápidos entendimento e assimilação, não só da linguagem como dos programas escritos nela.

AS DIVISÕES Todo programa COBOL consiste, obrigatoriamente, em 4 divisões separadas. Cada divisão é escrita em inglês, para diminuir o esforço e facilitar a compreensão do programapor pessoas alheias ao processamento de dados. Cada uma das 4 divisões tem funções específicas.

1. A IDENTIFICATION DIVISION serve para identificar o programa no computador e também proporciona informações documentais que são de suma importância para pessoas que não entendem nada de processamento e queiram analisar superficialmente o programa. 2. A ENVIRONMENT DIVISION descreve o computador e osperiféricos que serão utilizados pelo programa. 3. A DATA DIVISION descreve os arquivos de entrada e saída que serão processados pelo programa, especificando seus formatos. Também define as áreas de trabalho e constantes necessárias para o processamento dos dados. 4. A PROCEDURE DIVISION contém as instruções e o curso lógico e necessário para chegar-se ao resultado final. As divisões devem sempreaparecer nesta ordem, dentro de um programa. As divisões podem ser divididas em seções (SECTIONS) e estas em parágrafos. Todas as outras instruções do programa são consideradas declarações COBOL.

REGRAS BÁSICAS Os nomes de divisões, seções e parágrafos devem ser codificados na margem A (coluna 8). Todas as outras declarações são codificadas na margem B (coluna 12). Cada declaração termina comum ponto final, que deve ser seguido de um espaço em branco. Os nomes de divisão e seção devem aparecer na linha sem nenhuma outra entrada. Nomes de parágrafos podem aparecer na mesma linha de uma ou mais declarações, sempre seguidos de ponto e espaço em branco.

Regras para formação de nomes: 1. Arquivos: de 1 até 30 caracteres; nenhum caracter especial; nenhum caracter branco no meio; pelomenos um caracter alfabético. 2. Dados (registros, campos, etc): de 1 até 30 caracteres; não podem começar nem terminar com hífen; pelo menos um caracter alfabético. não podem ser palavra reservada do COBOL. podem conter letras, números ou hífens e mais nenhum caracter especial; 3. Literais Numéricos: máximo de 18 dígitos; sinal (“+” ou “-”) à esquerda do número; ponto decimal, que não pode ser oúltimo caractere. 4. Literais Não Numéricos: máximo de 120 caracteres, incluindo espaços branco. qualquer caractere especial; devem estar entre aspas, normalmente simples.

ESTRUTURAS BÁSICAS DAS DIVISÕES

PROGRAMA

IDENTIFICATION DIVISION

ENVIRONMENT DIVISION

DATA DIVISION

PROCEDURE DIVISION

CONFIGURATION SECTION

FILE SECTION

INPUT-OUTPUT SECTION

WORKING-STORAGE SECTIONREPORT SECTION

SCREEN SECTION

Layout: palavras em MAIÚSCULAS - reservadas do COBOL. palavras em minúsculas - definidas pelo programador. palavras entre colchetes [ ] - declaração opcional. palavras entre chaves { } - mutuamente exclusivas. palavras entre asteriscos * * - comentários da apostila. 7 8 12 IDENTIFICATION DIVISION. PROGRAM-ID. nome do programa. [AUTHOR. nome do programador.][INSTALLATION. nome da empresa ou local de geração do programa.] [DATE-WRITTEN. data em que o programa foi escrito.] [DATE-COMPILED. data em que o programa foi compilado.] [SECURITY. comentários sobre a segurança do programa e/ou seus arquivos.] [REMARKS. comentários adicionais sobre o programa.]

7 8 12 ENVIRONMENT DIVISION. [CONFIGURATION SECTION.] [SOURCE-COMPUTER. computador a ser utilizado...
tracking img