O empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Área de Integração
EMPREENDEDORISMO

Trabalho elaborado por:
Patrícia Mendes, 12ºTG
Disciplina: Área de Integração
Leccionado por: Prof. Sandra Marques

Lisboa, 24 de Fevereiro de 2011
ÍNDICE

INTRODUÇÃO………………………………………………………………….....….…2
I. ENQUADRAMENTO TEÓRICO……………………………………...……………3
1. Actuais exigências no mercado de trabalho……………………………..…..4
2. O papel das novastecnologias no mercado de trabalho……………..…….4
3. A importância da formação ao longo da vida……………………………..….5
4. O que é o empreendedorismo……………………………………………..…..6
5. Perfil do empreendedor……………………………………………………..….6
II. REFLEXÃO PESSOAL………………………………………………………...…7
CONCLUSÃO……………………………………………………………………...….9
BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………………10
.

INTRODUÇÃO

Este trabalho foielaborado no âmbito da disciplina de Área de Integração, leccionada pela professora Sandra Marques, cujo tema é o empreendedorismo.
O objectivo deste trabalho, passa por analisar os efeitos das novas tecnologias no mundo do trabalho, reflectir sobre as diferentes atitudes face ao emprego e conhecer, bem como debater, os elementos fundamentais do empreendedorismo.
É composto, numa primeiraparte, pela exploração das actuais exigências do mercado, pelo papel e impacto das novas tecnologias na sociedade, pela importância da formação ao longo da vida e ainda, pelo que é o empreendedorismo e como é composto o perfil de um empreendedor. A segunda parte é composta por uma reflexão onde, através dos conhecimentos adquiridos, se responde às seguintes questões: Serei empreendedor? Estareiadequado às actuais exigências do mercado de trabalho? O que preciso de mudar? O que devo reforçar? E por fim: porque é que sou uma mais-valia para o mercado de trabalho?

I. ENQUADRAMENTO TEÓRICO

1.Actuais exigências no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação ao perfil que os profissionais devem apresentar. Se, há alguns anos, os requisitospassavam somente por uma boa formação académica e por um bom nível de conhecimentos técnicos na área em questão, agora vai para além disso, sendo que exigem outras habilidades. Por exemplo, actualmente, quando um indivíduo se candidata a um emprego, as empresas avaliam a sua apresentação, a sua postura, a sua comunicação verbal. O empregador preocupa-se com a iniciativa, com a autoconfiança, com aflexibilidade para se adaptar a diferentes situações, com o bom relacionamento interpessoal e com o espírito de equipa do candidato. As empresas estão também atentas a outras aptidões, como o domínio de outros idiomas ou o conhecimento de informática, com a prática de desportos ou outros hobbies nos seus tempos livres.
O mercado de trabalho tornou-se tão exigente que, actualmente, um trabalhadornão serve apenas para cumprir uma tarefa. Os modelos organizacionais são agora muito mais flexíveis e por isso, um trabalhador deve, através do seu contributo, não só, cumprir as tarefas que lhe são propostas, como também, apresentar propostas para melhorar e implementá-las. As empresas tendem a escolher pessoas trabalhadoras, inovadoras e criativas (fig.1). Pessoas que sejam motivadas, quegostem de assumir riscos e acima de tudo que tenham capacidade para obter soluções quando estas são necessárias. No fundo, procuram pessoas com um espírito empreeendedor.

Fig, 1 Inovação e Criatividade

2. O papel das novas tecnologias no mercado de trabalho

As novas tecnologias têm, nos últimos trinta anos, provocado alterações no dia-a-dia da maior parte dos cidadãos. Invadiram praticamentetodas as áreas de actividade e têm um grande impacto no ambiente ou na economia. No entanto, as novas tecnologias afectam sobretudo o emprego, pois as pessoas começaram a ser sacrificadas ao serem substituídas por máquinas. Hoje em dia, são os instrumentos tecnológicos que realizam quase todo o processo produtivo, sendo que o trabalhador limita-se apenas a vigiá-lo e a introduzir meras...
tracking img