Meio ambiente e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Mudanças Climáticas 3
Introdução 3
Fatos geradores 3
Economia e Meio Ambiente: realidades na sustentabilidade do desenvolvimento 4
Realidades da dualidade Economia-Meio Ambiente 4
Economia e Meio Ambiente: parâmetros e mudanças 4
Um paradigma sócio-ambiental e o desenvolvimento econômico 5
Considerações 6
Sustentabilidade 6
Conclusão: 8
4. Referências Bibliográficas 9

“Ocaminho do progresso passa pelo cuidado com o meio ambiente...!”
Objetivo
O meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo. Eles atuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total de seres vivos e sem vida. Por isso é necessário que os seres humanos se conscientizem ecuidem do nosso precioso planeta, que nos oferece a sua natureza para sobrevivermos.
O trabalho a seguir relata sobre todas as mudanças climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos, sobre a política que afeta neste meio e como a sustentabilidade é cada vez mais discutido atualmente e sua importância para toda a sociedade.
Mudanças Climáticas
Introdução
As mudanças climáticas são alterações queocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.
Fatos geradores
As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas),temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.

As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.

Consequências
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo dediversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também temaumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.
Economia e Meio Ambiente: realidades na sustentabilidade do desenvolvimento
Realidades da dualidade Economia-Meio Ambiente
“Embora a inquietante realidade ambiental seja por muitos ainda ignorada ou menosprezada, torna-se cada vez mais evidente que, quanto a seus rumos futuros, a Humanidade se defronta com um gravíssimo dilema nostempos atuais.” (CÂMARA,1996)
Não há dúvidas de que mecanismos para superação de quadros críticos relacionados à produção e uso dos recursos naturais; aos efeitos que as etapas produtivas geram no espaço ambiental e econômico são desenvolvidos, aplicados e implantados, porém com uma eficácia que distancia do êxito que é devido.
Nesse sentido, não obstante às várias reuniões mundiais em que o temameio ambiente era pauta, nos últimos anos a preocupação em alinhar necessidades de consumo e/ou de produção com o uso dos recursos naturais (minério, água, florestas e, sobretudo em destaque, o petróleo), esteve e está presente.
Portanto, foi atado um laço de comprometimento conduzido por todos os interessados no mundo (ONG’s, Grandes Corporações, Governos e Organismos Internacionais) queprovocou uma comoção internacional direcionada à relação economia-meio ambiente, que gerou reformulações quanto ao aspecto jurídico, político social, econômico e, sobretudo, de mercado. O surgimento de um ‘novo paradigma sócio-ambiental’ é erguido para a condução do desenvolvimento sustentável.
Economia e Meio Ambiente: parâmetros e mudanças
A economia é um berço de multidisciplinaridade para a...
tracking img