Meio ambiente e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Ambiente e Sustentabilidade






























Brasília, Junho
2012
INTRODUÇÃO

Serão observados neste estudo os conceitos de meio ambiente e sustentabilidade, a importância de cada um para a sociedade. Qual a influência de cada um para a sociedade.
A participação do governo para incentivar a sociedade e empresas a preservar omeio ambiente e investir em sustentabilidade, mostrando a eles a importância desta atuação.
Também e possível observar de que forma se pode ajudar na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade.
























Meio Ambiente e Sustentabilidade

Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visamsuprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
SegundoIgnacy Sachs (1993), os cinco princípios básicos para existência do ecodesenvolvimento, são: “1) a sustentabilidade social, 2) a sustentabilidade econômica, 3) a sustentabilidade ecológica, 4) a sustentabilidade espacial e 5) a sustentabilidade cultural”. Estes princípios mostra também a grande área de atuação da sustentabilidade, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e a preservaçãoambiental.


Meio Ambiente
Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução. Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os elementos vivos (as plantas, os animais, os homens), elementos culturais (os hábitos, os costumes, o saber, a história de cada grupo, decada comunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade. Ou seja, como as atividades humanas interferem com estes elementos. Compõem também o meio ambiente as interações destes elementos entre si, e entre eles e as atividades humanas. “Assim entendido, o meio ambiente não diz respeito apenas ao meio natural, mas também às vilas, cidades, todo o ambiente construído pelo homem”(Neves e Tostes, 1992, p. 17).

Meio Ambiente e Sustentabilidade
Acordar, tomar banho, se alimentar, sair de carro, pegar elevador até o andar do escritório, ligar o computador, ir até o cafezinho. Todas essas ações fazem parte do nosso cotidiano e acarretam impactos ambientais, sociais e econômicos. Se por um lado há quem não perceba que suas atitudes impactam o coletivo e têm efeitos emlongo prazo, por outro existem aqueles que consomem de acordo com os recursos – naturais e econômicos que possuímos, sem esquecer as gerações futuras.
Viver em sustentabilidade é usufruir o que se tem sem prejudicar as gerações futuras. Ser sustentável é usar somente o necessário, promover o melhor tanto para as pessoas, assim como para o meio ambiente.
O desenvolvimento insustentável éaquele que a favor do crescimento da economia, começam a consumir energia e os recursos naturais de uma forma crescente e inconsciente, levando assim, o esgotamento dos recursos naturais.
Para poder evitar o esgotamento dos recursos naturais, é necessário incentivar o crescimento econômico de maneira consciente, onde se priorizam a qualidade de vida das pessoas em relação ao meio ambiente, semprepensando em reduzir matérias primas, incentivando a reciclagem e a reutilização.
A Sustentabilidade nada mais é do que a conciliação entre a sociedade, crescimento econômico e preservação ambiental.
O fato de começarmos a investir em utilizações de outros tipos de energia, também mostra que estamos preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade, quando apoiamos a reciclagem de papel,...
tracking img