Megaeventos esportivos no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil entrou no cenário dos grandes eventos mundiais esportivos ao se tornar a sede da Copa do Mundo em 2014 e quando o Rio de Janeiro se tornou a sede das Olimpíadas de 2016.

Seria motivo demuito orgulho, mas também se reflete em bastante preocupação.

Isso porque os problemas a ser enfrentados até lá são inúmeros: construção de estádios com verba pública e a custos indefinidos, faltade infraestrutura dos aeroportos e portos, dentre outros.

Todavia, o que mais preocupa é que tais eventos, por atrair a atenção de milhões de espectadores em todo o mundo, trazendo consigo o giro debilhões de dólares, tornam-se celeiros férteis para a prática de inúmeros atos de corrupção.

Essa fertilidade aumenta ainda mais com a criação da medida provisória que cria o RDC (RegimeDiferenciado de Contratações), específico para tais eventos.

Essa medida provisória, além de violar os princípios da competitividade, isonomia e impessoalidade, busca a todo custo driblar a lei delicitações, permitindo a realização de contratos sem que haja um limite para o aumento de custos além do valor original. É praticamente “entregar o ouro para o bandido”.

Superfaturamento de obras e pagamentode comissões são exemplos de situações que podem resultar da realização desses megaeventos.

Não podemos nos esquecer do exemplo da África do Sul. Lá, até onde sabemos, todos os orçamentos foramestourados com uso do dinheiro do contribuinte e o país continuará pagando pelos prejuízos por algum tempo.

Eu sei que muito se falou sobre tais eventos, mas considero importante que o Brasil arrume acasa antes de realizar até mesmo a Copa do Mundo de 2014.

Corrupções em ministérios e presidentes de entidade esportiva respondendo pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro sãosituações que denigrem a imagem do Brasil perante a opinião mundial.

E não adianta simplesmente varrer a sujeita para debaixo dos tapetes. Em nome do esporte, a faxina tem que ser completa e...
tracking img