O verdadeiro legados dos megaeventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O VERDADEIRO LEGADO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL
Fábio Henrique Santos Negreiros
Marcelo Rodrigues dos Reis
Universidade do Estado do Pará

O seguinte trabalho se propõe em discutir e analisar os primeiros indícios acerca dos legados dos megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil com base em focos de edições passadas destes eventos mundo afora. Tentando evidenciar quemmais se beneficia com a realização de tais eventos.Tal analise tem objetivo de esclarecer as problemáticas que vem permeando a constituição dos megaeventos esportivos, sendo objeto de inúmeras discussões e polemicas acerca de corrupção, superfaturamento e prioridades econômicas e sociais que o país demanda. A pesquisa em andamento tem caráter de cunho qualitativo, baseada em pesquisasbibliográficas em revistas e periódicos científicos da área em discussão, fundamentada na concepção Materialista Histórico Dialética, com o intuito de entender de forma concreta as particularidades que representam a realidade objetiva que envolve o contexto dos Megaeventos esportivos. Analisando os primeiros resultados calcados na base teórica de autores como (SILVA; PIRES, 2007; OLIVEIRA; STADNIK, 2006;SILVA, 2006; CAPELA, 2006; SANTIN, 2009; MATIAS, 2008; PEREIRA, 2009), além de estudos estatísticos da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA), Deloitte e Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e o Dossiêdo comitê popular da copa e olimpíada Rio, nos quais nos fornecem embasamento teórico para abordamos tais perspectivas. Podemos perceber que não existe consenso naliteratura entre aquilo que mídia e governo exaltam sobre as benfeitorias dos megaeventos esportivos. Haja vista que estudos evidenciam que a soma aplicada de recursos públicos nos megaeventos esportivos são altamente superiores aos gastos realizados na educação, saúde, esporte, cultura e lazer no Brasil. Portanto, se faz necessário uma analise crítica da aplicação desses recursos, na medida, quese possa analisar o verdadeiro custo benefício, entendendo a conjuntura real do país, onde o mesmo possui um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB), contradizendo ao mesmo tempo com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Uma pobreza ainda sem precedentes calculáveis, fato que coloca em dúvida o tamanho do gasto do país com esses eventos.
Palavras-chave: Brasil,Desenvolvimento Social, Megaeventos, Legados.

Introdução
Os megaeventos esportivos, como sendo o apogeu das manifestações esportivas, conseguem reunir e chamar atenção de bilhões de pessoas no mundo. São diversas culturas presentes tanto nos lugares que são realizados, como ao redor do mundo todo, observado através de Mídias tele comunicativas fazendo o mundo parar durante a sua realização.
Copado mundo de Futebol e Olimpíadas são os principais eventos internacionais esportivos, são realizados a cada quatros anos em país sedes diferentes. O evento acontece muito antes de sua realização, começa desde o momento da escolha da sede, e posteriormente em todas as etapas de planejamento até sua concretização.
Nos próximos anos, o Brasil realizará a copa do mundo de 2014 e ás olimpíadas de2016, algo que orgulhou e revitalizou o espírito nacionalista e patriótico do povo brasileiro, e colocará o país em foco perante a comunidade internacional, e consolidará o grau de desenvolvimento econômico do país nos últimos anos, alavancado como uns dos principais estados emergentes.
No entanto, é preciso que se conheça o verdadeiro legado dos megaeventos esportivos, haja vista, que a somaaplicada de recursos públicos como privados, sendo mais público do que privado, são valores bilionários gastos para a realização dos mesmos. Portanto, se faz necessária uma reflexão crítica da aplicação desses recursos, na medida, que se possa analisar o verdadeiro custo benefício, e entender a conjuntura real do país, pois, é um dos países que possui o IDH mais baixo do mundo e com uma das piores...
tracking img