Copa do mundo no brasil e seus improváveis efeitos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A COPA DO MUNDO NO BRASIL
E SEUS IMPROVÁVEIS EFEITOS SOCIAIS

Glauco Arns Moretti
28/11/2012



RESUMO

O Brasil receberá em 2014, a segunda Copa do Mundo de futebol de sua história. Escolhido pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), entidade organizadora da competição, o país, através de seus representantes, precisou e ainda necessita cumprir uma série deexigências não relacionadas apenas a esfera futebolística, mas em outras fundamentais questões que irão afetar e influenciar a sociedade brasileira como um todo, mas, sobretudo, nas cidades-sede. O legado deixado pela competição dentro e fora do campo de jogo. As questões sociais, a visibilidade mundial e a mobilização em torno do torneio mais importante do esporte mais praticado no planeta. A economia doPaís passará por um efeito alavanca, em que todas as áreas terão ganhos. As cidades que sediarão os jogos serão as primeiras a serem beneficiadas com grandes projetos de infraestrutura, como a preparação dos estádios, seja recuperando os já existentes, seja pela construção de novos prédios, além da reformulação do sistema de transporte público, melhoria no sistema de segurança e até mesmo namovimentação da iniciativa privada na infraestrutura de turismo, com a construção de novos hotéis, restaurantes, o que inevitavelmente acarretará a geração de empregos em diversos setores da economia. Com o desenvolvimento, problemas surgem, principalmente, os sociais. Lidar com seu súbito desenvolvimento e resolver questões diretamente relacionadas a sociedade deverá ser o grande desafio da Copa doMundo.


Palavras-chave: Copa do Mundo. Desenvolvimento. Sociedade.



1 INTRODUÇÃO

Pode parecer uma frase feita, mas a Copa do Mundo é muito mais que um simples torneio de futebol. Sua importância, comparável no esporte apenas aos Jogos Olímpicos, transcende o aspecto esportivo. Com a realização da Copa de 2014 em solo nacional,transformações são esperadas em diversos segmentos.

Anunciam-se os possíveis benefícios, mas a experiência internacional das cidades e países onde já houve a realização da Copa demonstrou que os impactos gerados não significaram melhorias reais nas condições de vida e na ampliação dos direitos de toda a população, sobretudo das pessoas mais pobres e vulneráveis.

Em muitos casos, têm geradoefeitos negativos sobre diversos segmentos sociais, especialmente sobre aqueles que historicamente são excluídos/as, como: moradores/as de assentamentos informais, migrantes, moradores em situação de rua, mulheres, crianças e adolescentes, comunidades indígenas e afrodescendentes, vendedores/as ambulantes e outros trabalhadores/as informais, inclusive da construção civil. As remoções e os despejosforçados destes grupos sociais são as violações mais comuns no Brasil e em outros países sede de grandes eventos.

Seus efeitos perversos são particularmente ampliados através da imposição do Poder Público e comitês promotores dos eventos, de um verdadeiro “estado de exceção”, instituído especialmente no contexto dos jogos, que permite a flexibilização das leis e suspensão de direitos antes edurante os jogos, ameaçando assim, os mecanismos de defesa, proteção social, garantia e promoção de Direitos Humanos.


2 DESENVOLVIMENTO


Existe a previsão, de acordo com o Governo Federal, que sejam investidos cerca de R$ 24 bilhões de recursos públicos, número dez vezes maior que o orçamento do Ministério dos Esportes em 2011, nas obras das 12 cidades sedes: Fortaleza, Recife, Natal,Salvador, Manaus, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Além deste dinheiro, foi aprovada isenção de impostos para as construtoras dos estádios e dos campos de treinos nas outras cidades que atuarão como apoio à Copa, recebendo as seleções.

Até agora não é evidente que o legado da Copa contribua minimamente para a inclusão social e...
tracking img