Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transformações Sociais
A Sociologia, que, desde os seus primórdios (com Saint-Simon e Comte), se ocupa do estudo das transformações sociais, adquire com Marx uma conceção revolucionária datransformação. Marx, em plena metade do século XIX, distingue, na evolução do capitalismo, dois tipos de transformação: um progressivo, de desenvolvimento das forças produtivas, outro revolucionário, provocadopela contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e o sistema institucional.
Nas sociedades modernas, a "revolução" tem o sentido da instauração da transformação social. A noção de"revolução" exprime o modelo moderno da experiência histórica, direcionada para um futuro novo. O conceito de "revolução" (e também o de "emancipação") vai, assim, passar do domínio político-jurídicolimitado para o domínio social. A revolução designa, desde o século XIX, o processo de uma transformação que poderá ser aplicada ao domínio social, à industrialização ou à transformação tecnológica, paraalém do seu uso no campo político. Passa, portanto, a designar transformações políticas e sociais decisivas, assim como inovações cientificamente importantes. Fala-se da revolução do proletariado, darevolução cultural chinesa, da segunda revolução industrial, de uma revolução tecnológica, etc.
À conceção revolucionária, os evolucionistas opuseram uma conceção progressiva das transformações.Spencer encara a transformação como um processo do simples ao complexo, do homogéneo ao heterógeneo, da passagem das sociedades de tipo "militar" às sociedades de tipo "industrial". Durkheim não adere àteoria evolucionista, mas mantém a ideia da passagem à complexidade, a transformação da solidariedade mecânica em solidariedade orgânica.
Evoluções, revoluções e mutações constituem, pois, diferentesformas de transformações sociais.
Desde os anos 70 do século XX que uma sociologia "dinâmica" (Balandier) se afasta do paradigma estruturalista (Lévi-Strauss, 1958), para se dedicar ao estudo das...
tracking img