Trabalho de sociologia trabalho de sociologia sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pelaVida.

“No Brasil não existe filantropia , o que existe é pilantropia.”
Herbert José de Sousa
(Betinho)
















Biografia:
Herbert José de Sousa nasceu no norte de MinasGerais e, junto com seus dois irmãos o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia, e desde a infância sofreu com outros problemas, como a tuberculose
"Eu nasci para o desastre,porém com sorte" - costumava dizer.
Foi criado em ambientes inusitados: a penitenciária e a funerária, onde o pai trabalhava. Mas sua formação teve grande influência dos padres dominicanos, com osquais travou contato na década de 1950. Integrou a JEC (Juventude Estudantil Católica), a JUC (Juventude Universitária Católica) e, em 1962, fundou a AP (Ação Popular), da qual foi coordenador até 1964.Concluiu seus estudos universitários em Sociologia, no ano de 1962. Durante o governo de João Goulart assessorou o MEC, chefiou a Assessoria do Ministro Paulo de Tarso Santos, e defendeu as Reformasde base, sobre tudo a reforma agrária.
Com o golpe militar, em 1964, mobilizou-se contra a ditadura, sem nunca esquecer as causas sociais, porém. Com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilarno Chile, em 1971. Lá assessorou Salvador Allende, até sua deposição em 1973. Conseguiu escapar do golpe de Pinochet refugiando-se na embaixada panamenha. Posteriormente morou no Canadá e no México.Durante esse período foram reforçadas as suas convicções sobre a democracia, que ele julgava ser incompatível com o sistema capitalista.
Foi homenageado como "o irmão do Henfil" na canção "O bêbado ea equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina
"Meu Brasil / que sonha com a volta do irmão do Henfil / de tanta gente que partiu…"
à época da Campanha pela Anistia aos...
tracking img