Leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O referido Trabalho, como forma de avaliação do término do Curso Normal Médio baseou-se na análise de outros trabalhos, sínteses e pesquisas bibliográficas que de forma significativacontribuíram para construção deste documento no sentido de que as leituras, os registros de teorias e os posicionamentos críticos dos autores analisados são ações para a fundamentação teórica dotrabalho, bem como auxiliam na aquisição de conhecimentos. Neste caso foram consultados livros, artigos de revistas, materiais digitais e eletrônicos que funcionaram como suporte para concretização dopensamento desenvolvido sobre o assunto estudado.
Em consenso da sociedade atual que cada vez mais tem expandido em suas tecnologias e mostrado que a leitura e a escrita são habilidades que merecematenção na forma de como são desenvolvidas com as crianças, pois fazem parte do nosso cotidiano, e, portanto é direito de todo cidadão aprender a ler e escrever com o auxilio de um professor que na pré-escoladeve atuar com práticas intencionais direcionadas na perspectiva da alfabetização e do letramento. Estudos mostram que as crianças, mesmo as menores de seis anos se interessam pelos textos escritos.No entanto, para melhor compreensão do sistema de escrita alfabética e ampliação das competências linguísticas encontradas no Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (1998), o professorque trabalha com uma turma de crianças com quatro e cinco anos deve adotar propostas prazerosas que não interfiram em seu direito de aprender brincando, por exemplo, a leitura ou contação dehistórias diariamente na roda de histórias e a produção escrita por parte dos pequenos. Nesse sentido discordou-se das atividades desenvolvidas sem pretensão de reflexão da língua, sendo consideradas comopré-requisitos para alfabetização.
Em relação ao que se espera depois da roda, argumentou-se que a leitura por si própria não é suficiente, mas, em conjunto de outras situações atrativas, achou-se...
tracking img